Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB é contemplada com 20 bolsas de Pós-Doutorado Júnior da Fapesq e CNPq

UFPB é contemplada com 20 bolsas de Pós-Doutorado Júnior da Fapesq e CNPq

publicado: 27/06/2023 11h12, última modificação: 27/06/2023 11h12
Ao todo, serão concedidas 30 bolsas à UFPB, à UFCG e à UEPB, no valor global de R$ 4,5 milhões

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) receberá 20 dentre 30 bolsas de Pós-Doutorado Júnior (PDJ) concedidas na chamada de financiamento de bolsas e auxílio à pesquisa no âmbito do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. O resultado final foi divulgado nesta segunda-feira (26) pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Pró-reitor de Pós-graduação, professor Luiz Medeiros de Araújo Lima Filho, destacou a importância da conquista dos pesquisadores. “A UFPB terá a oportunidade de contribuir para a formação de jovens pesquisadores de excelência, impulsionando o avanço do conhecimento em diversas áreas. Essa conquista reforça nosso compromisso em fomentar a pesquisa e a inovação, bem como em atrair e reter talentos na Paraíba, fortalecendo o papel da nossa Universidade como um centro de referência científica e acadêmica”, comentou.

Também foram contempladas com bolsas no âmbito da chamada a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ao todo, serão concedidas 30 bolsas de Pós-Doutorado Júnior (PDJ) com duração de até 24 meses, sob responsabilidade do CNPq, e auxílio à pesquisa (custeio e/ou capital), no valor de até R$ 50 mil, sob responsabilidade da Fapesq-PB. Será concedida 1 bolsa na modalidade Pós-Doutorado Júnior (PDJ) para cada projeto aprovado. A bolsa de Pós-Doutorado Júnior (PDJ) prevista em cada proposta será financiada e paga seguindo os valores para cada modalidade disponíveis nas tabelas de valores de bolsas e taxas no País do CNPq.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos advindos do Acordo de Cooperação Técnica Fapesq/CNPq, no valor global de R$ 4,5 milhões, com recursos oriundos do orçamento CNPq e da Fapesq, sendo R$ 3 milhões do CNPq para pagamento de bolsas PDJ - Pós-doutorado Júnior, diretamente aos bolsistas e R$ 1,5 oriundos da Fapesq para pagamento de auxílio à pesquisa, provenientes do Tesouro do Estado da Paraíba.

A chamada tem o intuito de apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do estado da Paraíba, por meio da concessão de bolsas e auxílio à pesquisa para jovens doutores em todas as áreas do conhecimento.

O objetivo da iniciativa é criar condições favoráveis para que jovens doutores possam prosseguir com suas atividades de pesquisa junto a grupos e redes de reconhecida excelência no Estado da Paraíba, além de contribuir para a retenção de jovens doutores em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e em Instituições de Ensino Superior (IES), nas áreas consideradas de vanguarda Científico-Tecnológica e/ou em temas estratégicos para o estado da Paraíba e região.

Foram aprovadas propostas da UFPB nas nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Engenharias. Caso as propostas aprovadas deixem de atender aos critérios do edital, podem ser convocadas propostas suplentes.

Confira o resultado final com as Propostas Aprovadas e Suplentes.

Com informações da Fapesq
Edição: Aline Lins