Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB é contemplada com 20 novas bolsas de pós-graduação do CNPq

UFPB é contemplada com 20 novas bolsas de pós-graduação do CNPq

publicado: 18/09/2023 10h03, última modificação: 18/09/2023 10h05
Foram concedidas 10 bolsas para programas de mestrado e 10 para doutorado

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi contemplada com 20 novas bolsas de pós-graduação, concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

A publicação ocorreu na última terça-feira (12) pelo CNPq, que divulgou uma lista com as 65 instituições que receberam um total de 1.095 bolsas de mestrado e doutorado por meio da Chamada nº 69/2022, lançada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG).

Segundo o coordenador geral de Acompanhamento e Avaliação dos Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu da UFPB, professor Humberto Vilar, a chamada teve foco em projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação de excelência, desenvolvidos em Instituições de Ensino Superior (IES) e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT).

Professor Humberto Vilar informou que os programas contemplados vão garantir recursos para formação de 20 discentes de 11 Programas de Pós-Graduação (listados abaixo) da UFPB. O coordenador disse ainda que as bolsas de doutorado serão concedidas com adicional de taxa de bancada do CNPq, um recurso extra para auxílio ao estudante no custeio das despesas acadêmicas.

Atualmente, o valor da bolsa de mestrado é de R$ 2.100,00, enquanto a de doutorado é de R$ 3.100,00 (chegando ao valor de R$ 3.572,80 com a taxa de bancada).

Programas contemplados com bolsas de mestrado (M) e doutorado (D)

- Mestrado e Doutorado de Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos

- Mestrado e Doutorado em Química

- Mestrado e Doutorado de Modelo de Decisão de Saúde