Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e PBGÁS discutem parceria para fornecimento de gás natural no Campus I
conteúdo

Notícias

UFPB e PBGÁS discutem parceria para fornecimento de gás natural no Campus I

publicado: 21/07/2023 16h27, última modificação: 21/07/2023 16h47
Projeto prevê a construção de 1,5km de rede, beneficiando, entre outros setores, o Restaurante Universitário e o HU

Foto: Vinícius Vieira

Durante reunião realizada na manhã desta sexta-feira (21), o Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Professor Valdiney Gouveia, o diretor técnico comercial da PBGÁS, Fábio Mariz Maia, e as equipes de planejamento e técnicas das duas instituições discutiram a viabilidade de parceria para o fornecimento de gás natural canalizado no Campus da UFPB em João Pessoa.

O projeto inclui a construção de 1,5 km de rede de gás, que iria da entrada do Campus I pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) até o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), possibilitando o fornecimento de gás natural para, além do HU, o Restaurante Universitário, quiosques e laboratórios. Também foi discutido na reunião projeto para a conversão para Gás Natural Veicular (GNV) da frota de carros e ônibus da UFPB.  

O diretor técnico comercial da PBGÁS, Fábio Mariz Maia, destacou que a companhia está focada na expansão da rede de gás e na captação de novos clientes, tanto com instituições públicas quanto na iniciativa privada. 

“Esse encontro foi muito produtivo para abrir as portas com a gestão da UFPB na perspectiva de fornecer o gás natural canalizado para diversos setores do Campus de João Pessoa. O Reitor e a Vice-reitora foram muito receptivos à proposta pelas vantagens econômicas, de segurança e ambientais ofertadas pelo gás natural”, afirmou o representante da PBGÁS. 

Para o Reitor Valdiney Gouveia, a parceria com a companhia pode trazer resultados positivos para a UFPB, pois o uso do gás natural dispensa o armazenamento de botijões, oferecendo, assim, mais segurança, espaço e comodidade pelo fornecimento contínuo. 

“Nós pensamos que é factível que a universidade se agregue a PBGÁS para que tenhamos projetos para o fornecimento de gás canalizado em várias áreas da nossa instituição”, destacou. 

Também participaram da reunião a Vice-Reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, o Pró-Reitor de Planejamento, Professor Paulo de Tarso, o Superintendente de Infraestrutura da UFPB, Jairo Dias, e os gerentes da PBGÁS George Ferreira (Mercado Residencial e Comercial) e Clóvis Gaião (Comunicação Institucional), além do Assessor Técnico Comercial Fernando Pimentel.

* * *
Com informações da Ascom/PBGÁS
Edição: Vinícius Vieira
Fotos: Vinícius Vieira
Ascom/UFPB