Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e Seap discutem parceria para ressocialização de pessoas privadas de liberdade

publicado: 13/05/2022 17h18, última modificação: 13/05/2022 17h23
Acordo envolve eventos, projetos de extensão, cursos de capacitação e profissionalizantes

Foto: Angélica Gouveia

A Vice-Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Profa. Liana Filgueira, recebeu, na manhã desta sexta-feira (13), o Secretário de Administração Penitenciária da Paraíba (Seap), João Alves, para tratar de projetos colaborativos que visem a ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Com a reunião, a expectativa é que um termo de cooperação entre as duas instituições seja assinado em breve.

Conduzido pela Vice-Reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, o encontro contou com a presença do Secretário de Administração Penitenciária da Paraíba (Seap), João Alves, o presidente do Conselho da Comunidade de João Pessoa e policial penal, Thiago Robson Lopes, o presidente da Comissão de Gestão Ambiental (CGA) da UFPB, Joácio Moraes, e dos assessores da Seap, Nayhara Hellena Andrade e Rodrigo Nóbrega.

Os representantes das entidades apresentaram propostas colaborativas envolvendo eventos, cursos de capacitação, cursos profissionalizantes, cursos de Ensino a Distância, trabalho voluntário e projetos de extensão voltados para a ressocialização de reeducandos.

Também participaram da reunião o coordenador do Programa de Ação Comunitária, vinculado à Pró-reitoria de Extensão (Proex), Thiago Cavalcante, o coordenador de Convênios da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), Arthur Barbosa Arruda, a Superintendente de Educação a Distância (Sead), Profa. Raissa Dalia, e o Gerente de Serviços Gerais (GSG), Egídio Luis dos Santos.

De acordo com a Vice-Reitora, Profa. Liana Filgueira, o objetivo é que a Universidade possa contribuir, por meio de conhecimento e do próprio espaço da UFPB, na melhoria de vida dos reeducandos e seus familiares.

“O encontro foi excelente. Trocamos ideias e vimos que há muitas possibilidades de parceiras e colaboração. Ainda existe uma demanda no Estado com relação a esse apoio, essa ajuda que a Universidade pode ofertar. Nós, como gestão, iremos apoiar as ações que venham contribuir para a solução da problemática”, afirmou.

A Profa. Liana pontuou que a preocupação com a ressocialização de pessoas privadas de liberdade é uma pauta antiga da UFPB. “Já existem projetos sendo executados nessa área dentro da Universidade. Isso já tem acontecido há anos. Mas queremos fortalecer e intensificar esse trabalho junto à Secretaria”, comentou.

O secretário João Alves destacou o interesse da Seap na parceria e agradeceu a Vice-Reitora pela recepção, ressaltando também a importância do evento para a melhoria do sistema prisional da Paraíba. Para ele, a criação de oportunidades de trabalho para pessoas privadas de liberdade é uma pauta fundamental para o desenvolvimento social.

“Nós temos muitos cidadãos que cumprem pena e, ao voltar à sociedade, querem se profissionalizar. Justamente por isso queremos assinar um termo de cooperação técnica para disponibilizar pessoas privadas de liberdade a trabalharem, prestar serviços à Universidade. Em paralelo, nós receberíamos orientações, cursos profissionalizantes e cursos de Ensino a Distância (EaD) para capacitar nossos reeducandos”, detalhou o secretário sobre as especificidades do acordo.

Segundo o secretário, o termo de cooperação, que oficializa as ações colaborativas entre ambas instituições, deve ser assinado em breve. Ele avaliou positivamente o encontro. “Foi uma reunião muito produtiva, composta por membros qualificados no tema e que possuem interesses mútuos. Foi criada uma comissão que irá elaborar o documento. Em cerca de 10 dias o termo de cooperação deve ser assinado”, disse o secretário.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins