Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e Unimed-JP firmam convênio para pesquisas de Covid-19

UFPB e Unimed-JP firmam convênio para pesquisas de Covid-19

Parceria prevê avaliação de fatores epidemiológicos, clínicos, laboratoriais e genéticos
publicado: 06/04/2020 15h40, última modificação: 06/04/2020 15h43
Estudos serão realizados em três laboratórios da UFPB, em João Pessoa. Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Confederação Nacional das Cooperativas Médicas em João Pessoa (Unimed-JP) firmaram, nesta segunda-feira (6), acordo de cooperação técnico-científica para a realização de pesquisas para enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) no estado da Paraíba.

O documento foi assinado pela reitora Margareth Diniz e pelo diretor-presidente da Unimed-JP, Gualter Ramalho Lisboa, nesta manhã, no Gabinete da Reitoria, no campus I, em João Pessoa. O presidente da Comissão de Enfrentamento ao Covid-19 da UFPB e diretor do Centro de Ciências Médicas (CCM), Eduardo Sérgio, coordenará as atividades.

Também participaram da tratativa, entre outros gestores, o pró-reitor de Pesquisa Isac Medeiros, o procurador federal junto à UFPB Carlos Mangueira e a coordenadora de convênios da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan) da UFPB, Verônica Lins.

Com esta parceria, a UFPB contribuirá com a pesquisa, estruturação de laboratórios e diagnósticos rápidos do coronavírus”, destaca a reitora Margareth Diniz.

O convênio prevê a realização de atividades voltadas para o desenvolvimento tecnológico, pesquisa e aperfeiçoamento para a Parceria avaliação de fatores epidemiológicos, clínicos, laboratoriais e genéticos avaliação de fatores epidemiológicos, clínicos, laboratoriais e genéticos associados à infecção por Covid-19.

Além disso, envolverá a troca de informações técnicas e científicas, no sentido de conjugar esforços em suas respectivas áreas de atuação, permitindo o intercâmbio entre profissionais e acadêmicos, a fim de impulsionar a execução do projeto de pesquisa "Sars-Covid-2 (Covid-19): uma abordagem clínica-laboratorial, epidemiológica e genérica no estado da Paraíba, Brasil".

Os exames serão realizados nas dependências de três laboratórios da UFPB: Laboratório de Biologia Molecular do Centro de Ciências Médicas (CCM); Laboratório de Endemias do Núcleo de Medicina Tropical e Laboratório de Biologia Molecular da Escola Técnica de Saúde do Centro de Ciências da Saúde (CCS), todos em João Pessoa. Não haverá transferência ou repasse de recursos financeiros de quaisquer naturezas entre as duas instituições.

Ascom/UFPB