Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e universidade de Liaoning, da China, promovem Seminário sobre Direito e Recursos Hídricos

publicado: 04/08/2023 16h47, última modificação: 04/08/2023 16h52
As inscrições para ouvintes estão abertas e são gratuitas

Foto: Angélica Gouveia

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ), do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e a Faculdade de Direito da Universidade de Liaoning (China), promovem, no dia 26 de agosto, a partir das 8h30, o Seminário Internacional "Direito e Recursos Hídricos”.

O evento faz parte das atividades de pesquisa aprovadas por ocasião do Acordo de Cooperação Internacional firmado entre a UFPB e a Universidade de Liaoning China, inicialmente entre os cursos de direito das duas universidades.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos). Haverá reserva de 50 vagas para os alunos do (PPGCJ/UFPB) e da iniciação científica do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB.

No seminário serão discutidos temas de interesse comum entre o Brasil e a China como a tributação de águas, regime jurídico de propriedade e energia hídrica, regime jurídico das bacias hidrográficas, comparação entre sistema de energia hídrica e energia renovável, e licenciamento ambiental.

De acordo com a Agência de Cooperação Internacional da UFPB (ACI), o convênio entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade de Liaoning, China, assinado pelo Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, em 30 de setembro de 2022, é de extrema relevância acadêmica.

"Essa parceria fomenta um ecossistema de troca de experiências, conhecimentos e recursos entre as instituições, permitindo o avanço da pesquisa científica, o fortalecimento da internacionalização e o enriquecimento dos programas de intercâmbio, beneficiando estudantes, professores e pesquisadores de ambas as universidades. Essa ação fortemente contribui para o desenvolvimento institucional, especialmente de estudos avançados em diversas áreas, como a das Ciências Jurídicas, ampliando o espectro do saber e promovendo uma maior compreensão cultural e acadêmica entre as nações", explicou o diretor da ACI, professor Sandro Marden.

Segundo a coordenação do evento, os encontros ocorrerão pela plataforma Tencent, no dia 26 de agosto, das 8h30 às 12h30. O seminário reunirá pesquisadores e pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB, de grupos de pesquisa e da Faculdade de Direito da Universidade de Liaoning.

O seminário contará ainda com a participação de representantes da Universidad de San Buenaventura (Colômbia) e do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). A abertura será realizada pelo Prof. Gustavo Batista, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB, e pelo Prof. Hai Yan, Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Liaoning, China.

O encerramento do evento será realizado pelas professoras Anne Augusta Leite e Duína Porto, Diretora e Vice-Diretora, respectivamente, do CCJ, pelo Prof. Fernando Joaquim Maia do PPGCJ e pelo Prof. Haitian Ma, da universidade chinesa.

A programação completa está disponível no SIGEventos, com o calendário do evento e temas das apresentações. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: projetodomquixote.eolica@gmail.com

Texto: Elidiane Poquiviqui com informações do CCJ
Edição: Aline Lins