Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB elabora Plano Museológico e catalogação do Museu Casa de Cultura Hermano José

publicado: 24/02/2021 12h06, última modificação: 24/02/2021 12h44
Equipamento se enquadra como “museu casa”, onde Hermano morou e manteve ateliê

O Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ), equipamento cultural ligado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), possibilitará à sociedade ter contato com a obra do artista plástico e docente da Universidade federal paraibana, além de grande incentivador e formador de gerações de artistas. A casa onde Hermano José morou e manteve seu ateliê, no bairro do Bessa, em João Pessoa, foi doada à UFPB por ele próprio ainda em vida, e está passando por reforma e organização do Museu.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, e a Vice-Reitora, Profa. Liana Filgueira, realizaram, na tarde desta terça-feira (23), uma visita técnica ao Museu para levantar o andamento dos trabalhos e necessidades para sua conclusão.

“Estamos concluindo a catalogação de toda a documentação, está sendo feita a recuperação de móveis, cama, guarda-roupa, estante, e concluindo todo o setor de exposição das peças, livros, obras, pinturas do Hermano José”, disse o Reitor.

Prof. Valdiney e a Profa. Liana foram recebidos no Museu pelo Produtor Cultural Alexandre Santos Arantes de Souza, Coordenador do MCCHJ, além de Felipe Synval Ferreira de Carvalho, Hélio Roberto Mota Lopes Junior, Ozanir Maria de Souza Cavalcanti Morais e Mara Leurany Jorge Maia.

O Museu Casa de Cultura Hermano José se enquadra justamente na categoria de “museu casa”, categoria que se refere às edificações que serviram de residência e que são transformadas em museu.

O intuito do projeto, segundo o Produtor Cultural Alexandre Santos Arantes de Souza, Coordenador do MCCHJ, é difundir a memória de Hermano José, o seu legado, bem como ativar o cenário cultural das artes visuais contemporâneas na cidade de João Pessoa, dialogando com o novo e com as novas gerações, como tão bem fez o professor Hermano José quando em vida, sempre antenado com os novos artistas, as novas tendências, abrindo espaços e oportunidades para que muitos também surgissem no cenário cultural local.

O Produtor Cultural Alexandre Santos Arantes de Souza disse ainda que a visita do Reitor e da Vice-Reitora ocorreu em um momento oportuno para apresentar objetivamente a prestação de contas do intenso trabalho que vem sendo realizado para finalização da reforma e abertura definitiva do Museu ao público.

“Essa visita traz para nós boas perspectivas de resolução dos nossos desafios e de conclusão de uma etapa fundamental, que é foi a profunda reforma que a UFPB realizou na antiga casa do professor Hermano José, tornando-a um equipamento cultural público para a cidade, para toda a população”, comentou Alexandre.

Durante o ano de 2020, em plena pandemia, a equipe do Museu Casa de Cultura Hermano José debruçou-se sobre a elaboração do seu primeiro Plano Museológico, cuja implementação está prevista entre os anos de 2021 e 2026. A elaboração deste documento vem a atender as exigências da Lei n. 11.904, o Estatuto de Museus, que prevê que os museus de âmbito federal devem construir seus Planos Museológicos, um documento integrador e norteador do desenvolvimento das instituições museológicas nacionais. Nossa construção contou com a parceria do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que assina o documento com a equipe, validando o processo participativo e formativo que desenvolvemos ao longo do ano passado. “Em fase de revisão, em breve, publicaremos a versão final”, finalizou Alexandre.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Aline Lins e Oriel Farias/Divulgação