Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB empossa 12 novos docentes

UFPB empossa 12 novos docentes

publicado: 17/08/2023 09h26, última modificação: 17/08/2023 09h26
Os professores atuarão nos Campi I e IV

Na manhã desta quarta-feira (16) a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) empossou doze novos docentes efetivos que passam a contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, pesquisa, extensão e inovação nos Campi I e IV, nas cidades de João Pessoa e Rio Tinto. O evento ocorreu no auditório da Reitoria na presença de familiares e amigos dos novos servidores.

A solenidade de posse foi presidida pela Vice-Reitora Liana Filgueira e contou ainda com a presença da Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Rita de Cássia e do Coordenador de Processos de Gestão de Pessoas, Fagner Oliveira.

Nas boas vindas aos novos servidores a Vice-Reitora parabenizou a todos pela aprovação, falou sobre as infinitas possibilidades do mundo acadêmico, e dos diversos vínculos que a UFPB possui com outras universidades, até mesmo fora do país. A gestora destacou que a ideia de recepcionar os novos servidores tem o intuito de criar um primeiro vínculo, e demonstrar que a reitoria e as Pró-reitorias estão de portas abertas para apoiar a boa atuação dos servidores.

“A gente aqui dá aula, tem que fazer projeto de extensão, tem que fazer pesquisa, tem que estimular esses alunos a gostar de aprender, a se tornarem profissionais de referência. Isso é muito importante e desafiante para nós docentes. E a gente conta com vocês que estão chegando com gás e com brilho, liberem essa energia boa para todos que estão a seu redor e façam com que essa equipe que é a UFPB, cresça cada vez mais, inclusive através de vocês”, disse a Vice-Reitora.

A Pró-reitora Rita de Cássia cumprimentou os docentes e familiares pelo cumprimento de um sonho e pela jornada que os trouxe até o momento da posse. Falou sobre a importância da sociedade conhecer todas as atividades que são ofertadas na universidade e convocou os professores a melhorar essa oferta, apoiar a renovação de ideias e temáticas junto aos pares, e se dedicarem de forma comprometida à melhora do ensino e manterem a motivação e alegria.

A emoção do momento da posse tomou conta do auditório a cada nome chamado para que os novos docentes pudessem receber das mãos da Vice-reitora o termo de posse assinado.

Maria Rennally da Silva, que atuará no Departamento de Mediações Interculturais do Centro de Ciências Humanas, Letras, e Artes (CCHLA) é de Campina Grande, e conta que o interesse pela docência nasceu quando ainda era aluna do Ensino Médio. A expectativa dela na UFPB é colaborar com o departamento e o curso. “Já tive contato com alguns estudantes e eles me pediram pela realização de projetos para apoiar quanto às necessidades de formação e participação em projetos, então já estou pensando em alguns para poder aplicar”, afirmou.

Os presentes foram contagiados pela alegria e aplausos dos familiares, amigos e ex-alunos da professora Marcella Luanna Lima, que deixa a docência no ensino básico da rede estadual da Paraíba para atuar no Departamento de Ciências Exatas no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), em Rio Tinto.

Para a docente que já atuou como professora substituta na Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ingressar na UFPB é um momento de grande emoção. “A gente lembra de todos os nãos, das vezes que chegou perto de conseguir, e quando chega a nossa vez a gente não acredita, e como falei pros meus alunos que estão aqui hoje, é a concretização de nosso projeto de vida, eles vieram para observar também que é possível, embora tenha dificuldades no caminho, a hora chega”.

Quem também se dedicou e aguardou esse momento foi Rafael Mendonça, que é natural de Recife, se mudou para a Paraíba para realização do doutorado e há 03 anos é Técnico em Topografia e Geoprocessamento da UFPB. A partir de hoje Rafael será docente na área de Topografia no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do Centro de Tecnologia (CT).

Participando da sua segunda solenidade de posse na UFPB, acompanhado dos pais, esposa e irmãos, Rafael destacou a importância desse momento. “Entrei como aluno, fui técnico administrativo e agora docente, alcancei meu sonho após tantos anos de dedicação ao ensino e estudo. Esse momento de recepção é muito importante, é coroar a dedicação com a família e ser apresentado à instituição, é importante para encerrar um ciclo anterior e dar início a um novo ciclo”, concluiu Rafael.

Posse individual

Na última sexta-feira (11), o Reitor da UFPB, Professor Valdiney Gouveia, empossou a docente Danieli D’Aguiar Cruzetta. A nova professora foi lotada no Colégio de Aplicação - Escola de Educação Básicas (EEBAS/UFPB), onde será professora da turma do 2º ano.

A professora, que é natural de Curitiba, capital do estado do Paraná, ressaltou que o compartilhamento de experiências com os novos colegas de trabalho será enriquecedor para sua jornada profissional em um lugar completamente novo. “É uma nova realidade. É necessário aprender com o pessoal daqui e trazer um pouco das minhas experiências de lá para fazer a diferença”, afirmou a docente.

Confira a lista dos novos docentes da UFPB

Aluska da Silva Matias - Departamento de Metodologia da Educação - CE

Andersson Guimarães Oliveira - Departamento de Engenharia Mecânica - CT

Félix Jácome Neto - Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - CCHLA