Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB empossa 41 novos servidores técnico-administrativos

UFPB empossa 41 novos servidores técnico-administrativos

publicado: 22/06/2023 17h46, última modificação: 22/06/2023 18h01
Solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira (22), no auditório da Reitoria

Foto: Angélica Gouveia

O clima junino deu o tom na posse de 41 novos servidores técnico-administrativos em educação (TAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na manhã desta sexta-feira (22). Desse total, 39 deles são os primeiros servidores aprovados no concurso público vigente para TAE (Edital nº 53/2022), e os outros dois são os últimos empossados do certame regido pelo Edital nº 122/2018.

Os novos servidores da UFPB, amigos e familiares foram recepcionados no auditório da Reitoria com um trio pé de serra formado por Natan Nunes (sanfona), Netto dos Santos (zabumba) e Almires Guilherme (triângulo), alunos da graduação em música da UFPB.

Também na ocasião, a Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB), representada pelos músicos André Rodrigues (trompa), Daniel Pina (contrabaixo), Eduardo Lima (clarinete) e Almires Guilherme (triângulo), deu continuidade às apresentações culturais da solenidade com as tradicionais composições da época junina no formato de música de concerto.

Após as apresentações culturais, foi dado início ao evento de posse dos novos servidores. O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, presidiu a mesa de abertura, que contou também com a presença da Pró-Reitora de Gestão de Pessoas (Progep), Profa. Rita de Cássia Pereira, além dos Coordenadores de Processos de Gestão de Pessoas, Fagner Oliveira, de Desenvolvimento de Pessoas, Cláudio Augusto, e de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho, Franklin Hirschle Júnior, e a Diretora da Divisão de Seleção e Provisão, Lara Nóbrega, todos da Progep.

Em sua fala, a Diretora da Divisão de Seleção e Provisão, Lara Nóbrega, parabenizou e deu as boas-vindas aos servidores ingressantes, destacando a celebração da conquista do sonhado cargo público.

Já o coordenador de Desenvolvimento de Desenvolvimento de Pessoas da Progep, Cláudio Augusto, reforçou que os novos ingressantes oxigenam o quadro de servidores da Universidade ao trazer novas aptidões e experiências.

Em seguida, o coordenador de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho, Franklin Júnior, mencionou as oportunidades de qualificação disponíveis, como a realização de mestrados profissionais voltados para TAEs na UFPB. E o coordenador de Processos de Gestão de Pessoas, Fagner Oliveira, lembrou que os princípios da Administração Pública devem nortear o trabalho dos novos servidores.

A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Profa. Rita de Cássia Pereira, agradeceu aos novos servidores por terem escolhido a UFPB para trabalhar e desenvolver suas trajetórias profissionais.

“Dentre as mais de 65 universidades brasileiras e os mais de 38 Institutos Federais, vocês nos escolheram. Nós, da Progep, buscamos ofertar as condições estruturais, processuais e humanas para que vocês e todos que trabalham aqui possam se desenvolver plenamente em suas carreiras. Como contrapartida, esperamos dedicação, esforço e alegria nos seus encontros diários com colegas, chefias e comunidade em geral”, disse a gestora.

E o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, lembrou da importância do apoio dos parentes na conquista do cargo público, pedindo aplausos de todos os presentes às famílias dos novos servidores.

“Essas pessoas que vocês acabaram de aplaudir, tenham certeza, foram fundamentais no êxito de vocês, assumindo algumas funções domésticas para que vocês conseguissem estudar para o concurso. Ser servidor público é motivo de muito orgulho. Portanto, ingressem na UFPB para dar o melhor de vocês. Estamos muito gratos por vocês terem nos escolhido”, afirmou o Reitor.

Dentre os 39 servidores aprovados no concurso público vigente para TAE (Edital nº 53/2022) está Luciano Belas, natural de Recife, capital do estado de Pernambuco. Luciano já passou pela UFPB como aluno do Programa de Pós-Graduação de Modelos de Decisão e Saúde (PPGMDS) e também como professor substituto da Universidade.

“Estou muito feliz de retornar como servidor técnico-administrativo. No emprego anterior que desempenhava em Recife, eu ficava muito tempo longe da minha filha pequena, que mora aqui. Com a oportunidade do concurso, estarei mais próximo dela”, comentou o novo servidor, que desempenhará o cargo de terapeuta ocupacional no Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA/UFPB).

Outro servidor ingressante natural de Pernambuco e que está de mudança para a Paraíba é o administrador Bruno Carvalho.

“Eu espero trazer diversas contribuições positivas. Particularmente, gosto muito do ambiente de trabalho que uma universidade federal proporciona”, afirmou o novo servidor da Superintendência de Serviços Gerais da UFPB.

Curso de Iniciação ao Serviço Público

Nesta segunda (26) e terça (27), os novos servidores participarão de um curso de iniciação ao serviço público organizado pela Progep, no Auditório da Superintendência de Educação a Distância da UFPB (SEAD). A formação continua de forma remota, na plataforma Moodle, entre os dias 03 de julho a 14 de agosto.

Conforme a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Profa. Rita de Cássia Pereira, o curso versará sobre a Universidade, suas unidades, processos e algumas algumas ações específicas como inclusão e acessibilidade.

Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins