Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB está entre as 101 melhores universidades da América Latina e Caribe

UFPB está entre as 101 melhores universidades da América Latina e Caribe

publicado: 13/09/2023 15h52, última modificação: 14/09/2023 11h40
A universidade sobe 11 posições em relação aos resultados de 2023

Foto: Oriel Farias

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está entre as melhores universidades da América Latina e Caribe, de acordo com o ranking QS World University Rankings, publicado hoje, dia 13 de setembro, pela organização britânica Quacquarelli Symonds (QS), analista internacional de educação superior.

Na edição referente ao ano de 2024, a UFPB ocupa a posição número 101, demonstrando uma melhora no desempenho com relação à edição 2023 do QS Latin America & The Caribbean Ranking, quando esteve na posição 112. Considerando apenas os países da América do Sul, a UFPB ocupa a posição número 82.

Em sua 12ª edição, o ranking avaliou e classificou 430 instituições da América Latina e do Caribe, sendo 97 brasileiras.

Levando em consideração apenas as universidades brasileiras, a UFPB ocupa a 27ª colocação.  Dentre as instituições nordestinas que figuram no ranking, a UFPB é a 5ª melhor classificada, ficando atrás da Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O Brasil tem 13 instituições entre as 50 melhores da América Latina e Caribe, 12 delas públicas. As instituições brasileiras dominam o top 10 do ranking com 04 representantes, sendo a Universidade de São Paulo (USP) a primeira de todo o ranking regional. Do estado da Paraíba também figura no ranking QS Latin America & The Caribbean a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na posição 147.

A Vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba, professora Liana Filgueira, celebrou a consolidação do posicionamento da UFPB no ranking e destacou que a busca pela qualificação institucional é um esforço permanente dos técnicos administrativos e professores da instituição. “É importante o olhar para a inovação visando não só alcançar boas posições nos rankings, mas contribuir através da ciência para uma sociedade mais saudável e desenvolvida. A internacionalização das instituições públicas é fundamental. Hoje, todo o planeta está conectado, sendo necessário buscar sempre a interação e harmonia entre as culturas e conhecimentos mundiais”.

Para a categorização do ranking para a América Latina e Caribe, a QS utiliza oito critérios básicos: Reputação Acadêmica, Reputação com Empregadores, Citações por Artigo, Proporção entre Professor e Estudantes, Percentual dos Professores com Doutorado, Proporção entre artigos e professores, Rede de Pesquisa Internacional e Impacto na Web.

A UFPB obteve a média de 38.8 pontos, de um total de 100 pontos tendo como destaque os seguintes indicadores avaliados: número de docentes com PhD, que considerou 1.950 servidores na instituição; e Rede Internacional de Pesquisa, indicador no qual a UFPB se destaca na posição 17 entre as universidades brasileiras.

Segundo o Prof. Sandro Marden, presidente da Agência de Cooperação Internacional (ACI/UFPB), a ACI tem se esforçado para expandir a divulgação das ações de Internacionalização da UFPB. Ainda há muita informação que precisa ser institucionalmente computada de forma que refletirá diretamente tanto nas posições de rankings quanto no aumento da própria consciência institucional de suas ações de impacto internacional.

Confira a lista do Top 10 do Ranking QS Latin America & The Caribbean

1- Universidade de São Paulo