Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB expõe automotivos desenvolvidos por estudantes na Expotec 2023
conteúdo

Notícias

UFPB expõe automotivos desenvolvidos por estudantes na Expotec 2023

publicado: 04/08/2023 18h20, última modificação: 04/08/2023 18h20
Professoras do Centro de Informática (CI) também vão representar a UFPB no evento

Foto: Expotec

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estará presente na 9ª Edição da Expotec, maior feira de tecnologia da região Nordeste, que será aberta neste domingo (6), no Centro de Convenções de João Pessoa, e terá atividades até o dia 11 de agosto. Nesta edição, o tema da Expotec será ‘Inteligência artificial, plataformas e o futuro da internet’. 

A programação contará com diversas atividades, como seminários, palestras, minicursos, workshops e oficinas. As professoras Josilene Aires Moreira e Thais Gaudêncio, do Centro de Informática (CI) da UFPB, serão algumas das palestrantes do evento. Josilene é especialista em redes de computadores e coordenadora do Grupo Meninas na Ciência da Computação e Thais Gaudêncio estuda a inteligência artificial e suas aplicações. 

Durante o evento, o público poderá também visitar estandes e experimentar diversas soluções tecnológicas. Entre elas, as unidades de automotivos desenvolvidos pelos estudantes que compõem o projeto Fórmula E-Motion, do Centro de Energias Alternativas (CEAR) da UFPB. Outros produtos desenvolvidos pelos projetos Motorius e Aerojampa, do Centro de Tecnologia (CT) da UFPB, também poderão ser apreciados durante a Expotec 2023. 

“Estamos muito felizes em poder participar mais um ano da Expotec, um evento muito renomado, no qual podemos mostrar o desenvolvimento da engenharia e da tecnologia que a UFPB nos proporciona por meio de projetos de extensão, como o Motorius. Nossa expectativa é divulgar e mostrar os processos de produção, desde os projetos até o produto final”, explica a aluna Caroline Ribeiro Alves, extensionista do projeto Motorius.

Para mais informações sobre a 9ª edição da Expotec, acesse a página oficial do evento.

Conheça os projetos da UFPB participantes da Expotec 2023

No projeto Fórmula E-Motion, os estudantes têm a chance de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula para desenvolver um veículo do tipo Fórmula, totalmente elétrico, para a competição Fórmula SAE, em São Paulo, que anualmente reúne estudantes de todo o Brasil para provas de automobilismo e arrancada. 

Já os alunos envolvidos no projeto Motorius, vinculados ao Departamento de Engenharia Mecânica da UFPB, desenvolvem uma motocicleta para competições que, assim como o projeto Fórmula E-Motion, envolvem escolas de engenharia de todo o mundo.  

E no Aerojampa, os estudantes projetam e constroem aeronaves radiocontroladas, com estrutura otimizada e capacidade de transportar carga durante um voo. A equipe também participa de uma competição: o SAE Brasil Aerodesign, realizada anualmente no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos.

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Expotec
Ascom/UFPB