Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB expõe e premia trabalhos científicos realizados por alunos de escolas de ensino fundamental e médio

publicado: 22/11/2023 16h25, última modificação: 23/11/2023 09h28
A 12ª Edição do talento científico jovem acontece entre os dias 28 e 30 de novembro

Foto: Aline Lins

Entre os dias 28 e 30 de novembro, acontecerá, no hall da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Feira de Ciências Talento Científico Jovem 2023, que reúne apresentação de trabalhos científicos realizados por alunos de ensino fundamental II e médio de instituições de ensino públicas e privadas das cidades paraibanas de João Pessoa, Santa Rita, Lagoa Seca, Pedras de Fogo, e também do Recife (PE). O evento é aberto ao público, das 09h às 12h e das 13h às 16h.

Trata-se da retomada da tradicional feira presencial do Talento Científico Jovem, que já está em seu 12º ano de realização. Desde 2019 as apresentações dos trabalhos foram virtuais devido ao período pandêmico. O Talento Científico Jovem é uma iniciativa do Departamento de Biologia Molecular (DBM), do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), sob a coordenação do professor Clayton Zambeli.

O projeto tem o objetivo de incentivar, junto às escolas, o interesse pela pesquisa científica. Na feira serão apresentadas 105 pesquisas científicas dos alunos realizadas sob orientação dos professores das instituições de ensino, alunos de graduação ou pós-graduação realizando estágio, ou professores da UFPB.

Nos dias 28 e 29, serão apresentados 34 diferentes trabalhos a cada dia. Já no dia 30 de novembro, serão 37 os trabalhos expostos ao público. A lista dos trabalhos que serão apresentados a cada dia do evento pode ser visualizada aqui.

As pesquisas serão apresentadas em stands no hall da Reitoria e em forma de banner, demonstração de aparelhos e artefatos, apresentações orais, entre outros. Tudo dentro das áreas de conhecimento das ciências exatas, ciências biológicas e saúde, e ciências humanas.

“Os trabalhos participantes tratam de temas atuais como pandemia, preconceito, preocupação com a saúde e ambiente. A expectativa é que tenham um bom público e que as famílias participem também. Será nosso retorno ao modelo presencial, estamos aguardando um excelente público”, disse Zambeli.

Para o professor é motivador observar a participação do público de alunos, professores de escolas e familiares, desta forma o Talento Científico Jovem oportuniza anualmente momentos de interação, estudo e troca de experiências. Ele destaca a importância da inserção de crianças e adolescentes no mundo da pesquisa.

“Acredito que a base é essencial e, através do nosso projeto, podemos gerar o despertar e o interesse pela ciência e o respeito ao conhecimento científico, além de criar vínculo da sociedade com a UFPB”, afirmou Clayton Zambeli.

Premiação

No dia 1º de dezembro, às 15h, acontece, no hall da Reitoria da UFPB, a cerimônia de encerramento do Talento Científico Jovem 2023, com entrega de certificado de honra ao mérito a todos os alunos expositores e premiação dos 3 melhores trabalhos em cada uma das duas categorias (Ensino Fundamental e Ensino Médio/Técnico).

De acordo com o professor Clayton Zambeli, também serão premiados os três primeiros trabalhos das categorias intermunicipal (trabalhos de cidades visitantes) e categoria dupla feminina.

Outras informações podem ser consultadas na página de Instagram do projeto.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins