Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB implantará sistema de gestão inédito no Estado

UFPB implantará sistema de gestão inédito no Estado

Plataforma ajudará setor público a administrar gastos
publicado: 28/05/2019 18h26, última modificação: 28/05/2019 18h27
Método pretende integrar governança no país. Crédito da foto: Igor Outeiral/Secom UnB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) implantará modelo de gestão inédito no Estado da Paraíba, nos próximos dois anos. Denominado de “Sistema de Governança Pública baseado em Custos”, o método oferecerá aos dirigentes públicos panorama dos custos e da produtividade, ao reunir dados contábeis de vários órgãos do governo no mesmo local. O modelo atende às leis de Responsabilidade Fiscal e de Acesso à Informação.

Equipe técnica do Ministério da Educação treinou gestores da UFPB na segunda (27) e nesta terça-feira (28), para que o sistema seja incorporado pela instituição e disseminado nos 223 municípios paraibanos, além de repartições públicas da esfera estadual e federal, com sede na Paraíba. A capacitação ocorreu na Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (Sods) da UFPB, no prédio da Reitoria, no campus I, em João Pessoa. Agora, o suporte será à distância.

O mecanismo foi desenvolvido pelo pesquisador da Universidade de Brasília (UnB) Marilson Dantas, a partir da sua tese de doutorado intitulada “Um modelo de custo aplicado ao setor público sob a visão da accountability”, defendida em 2013. Foram mais de dez anos de estudos com o intuito de integrar a governança no país. O sistema foi institucionalizado no ano passado e a adesão é voluntária.

“Não desejamos padronizar. Queremos reconhecer os melhores métodos de cada universidade e aproveitar a inserção que elas têm na sociedade, a fim de transferir esta tecnologia e melhorar a governança em todo país, sobretudo em um contexto de crise econômica”, afirma Dantas. Segundo ele, a nova plataforma oferece a possibilidade de avaliar todos os níveis organizacionais e administrar métodos de autoavaliação.

A UFPB foi a primeira Instituição Federal de Ensino Superior (Ifes) do Nordeste e uma das primeiras do país a aderir ao sistema, em março deste ano. A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) serão as próximas.

Até o final deste ano, 20 Ifes terão adotado o método. O próximo treinamento será realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), nesta sexta (31). As últimas a receberam a formação foram a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), há dois meses.

Ascom/UFPB