Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB inaugura Museu Virtual com 14 coleções de espécimes da biodiversidade regional

publicado: 28/05/2021 10h26, última modificação: 28/05/2021 11h00
Website disponibiliza coleções de herbário, insetos, invertebrados marinhos, mamíferos, peixes e répteis

Fotos: Divulgação

Os Departamentos de Sistemática e Ecologia e Biociências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançaram o “Museu de Biodiversidade UFPBum ambiente virtual que vai abrigar 14 coleções científicas dos campi (João Pessoa) e II (Areia) da Instituição. inauguração ocorreu por meio de live no YouTube, na última sexta-feira (21).

Juntas, as 14 coleções possuem mais de 270 mil espécimes tombados (exemplares registrados em catálogoe aproximadamente 900 mil espécimes-lotes (que pode colocar em lotes), representando a biodiversidade regional presente e pretérita (fósseis).

No website estão disponíveis as coleções de herbário, insetos, invertebrados marinhos, mamíferos, peixes e répteis. “No futuro, planejamos incluir a criação de páginas individuais para as coleções que não foram contempladas no momento”, adiantou Prof. Pedro Cordeiro Estrela, docente da UFPB e um dos coordenadores do museu.

Na página, o visitante vai poder conhecer um pouco da história, acervo, colaboradores e serviços de cada coleção acessando seus links. Na galeria podem ser apreciadas imagens da biodiversidade estudada pelos pesquisadores da UFPB, enquanto no repositório serão disponibilizados materiais produzidos pelas coleções.

O coordenador do museu, Prof. Pedro Estrela, destacou que o objetivo final do projeto é a construção de um museu físico para visitação do público. “Esse foi primeiro passo na construção de um projeto que busca criar uma estrutura administrativa, técnica e física que possibilite melhorar a conservação das coleções botânicas zoológicas da UFPB, além de fomentar a pesquisa científica e desenvolver ações educativas sobre biodiversidade”informou o docente.

No Departamento de Sistemática e Ecologia, no Campus I (João Pessoa), encontram-se as coleções: Herbário Lauro Pires Xavier (JPB); Banco de Cultura de Microalgas do Laboratório de Ambientes Recifais e Biotecnologia com Microalgas (LARBIM); Coleção Ictiológica; Coleção Herpetológica; Coleção de Mamíferos; Coleção Entomológica; Coleção de Isoptera; Coleção de Aracnídeos e Miriápodes; Coleção de Invertebrados Paulo Young; e Coleção Didática de Zoologia.

Enquanto no Departamento de Biociências, no Campus II (Areia), estão: Herbário Jayme Coêlho de Moraes (EAN); Coleção de Estruturas Reprodutivas Vegetais Professor Genaro Viana Dornellas (CERV); Coleção de Aves Heretiano Zenaide (CAHZ) e Coleção Paleontológica do Laboratório de Vertebrados e Paleontologia (LAVEP).

Integração ao REUMUS

Durante o encontro virtual foi discutida a possibilidade de integração ao Museu na Rede de Extensão Universitária de Museus da Universidade Federal da Paraíba (REUMUS/UFPB), cujo objetivo é orientar, divulgar e incentivar os trabalhos realizados pelos museus e espaços de visitação da UFPB. O Prof. David Holanda, do Campus de Areia, e a Museóloga Marisa Rodrigues, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex)são os coordenadores da REUMUS.

Ainda no encontroa professora da UFPB Maria Regina de Vasconcelos Barbosa, curadora (responsável pela coleção) do Herbário Lauro Pires Xavier, apresentou os resultados do “INCT - Herbário Virtual da Flora dos Fungos” que disponibiliza 11 milhões de registros e já teve 364 milhões de consultas. Também participaram da live os professores Ricardo Rosa e Alfredo Langguth.

Mais informações podem ser obtidas por meio do perfil no Instagram ou pelo e-mail: biodiversidadeufpb@gmail.com.

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins