Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB inaugura usina-escola em Mangabeira

UFPB inaugura usina-escola em Mangabeira

publicado: 05/10/2023 16h49, última modificação: 06/10/2023 10h42
Com uso de sistema inovador, espaço gera economia de energia para a Universidade

Foto: Oriel Farias

No próximo dia 19 de outubro, será inaugurada a usina-escola que funciona na unidade da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em Mangabeira. A usina foi instalada a partir de um acordo de cooperação entre a unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB e a Huawei, que realizou investimentos da ordem de R$ 3,5 milhões no projeto, sendo R$ 2 milhões destinados para a construção da usina.

A solenidade ocorrerá nas dependências da usina, localizada em um anexo do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), em João Pessoa, às 10h, e contará com a presença de representantes da empresa chinesa Huawei, parceira da UFPB no projeto de instalação do espaço.

Em funcionamento desde o mês de janeiro deste ano, o sistema de geração de energia solar instalado já resultou em uma economia de mais de R$ 100 mil, segundo o diretor do CEAR, professor Euler Macedo.

“Uma vez que a energia gerada é injetada na rede, toda a geração é convertida em créditos, que são abatidos na fatura de energia da unidade Mangabeira e, com isso, a UFPB já teve uma economia, desde janeiro até o momento, de R$ 103 mil”, informou.

Além de contribuir para a redução nos custos da universidade com eletricidade, a usina tem sido um espaço para realização de atividades acadêmicas que vão desde o ensino técnico à pós-graduação, beneficiando os alunos do CEAR e a comunidade externa à UFPB.

Prof. Euler Macedo explicou que a usina utiliza um dispositivo inovador de rastreamento (conhecido como tracker), desenvolvido por pesquisadores da universidade. O sistema recorre à inteligência artificial para definir o melhor posicionamento dos painéis para a captação da luz do sol. Com o movimento das placas na direção da incidência dos raios solares, o tracker consegue otimizar a geração de energia.

Texto: Milena Dantas
Edição: Aline Lins