Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB investe R$ 32 milhões por ano em assistência estudantil

UFPB investe R$ 32 milhões por ano em assistência estudantil

Dez auxílios beneficiam cerca de nove mil alunos
publicado: 26/04/2019 17h54, última modificação: 26/04/2019 17h57
Auxílios. Créditos: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tem uma tradição de inclusão social e mantém uma política de assistência estudantil que beneficia cerca de nove mil alunos. Os discentes recebem auxílios estudantis voltados para as áreas de alimentação, creche, moradia, transporte, residência e restaurante universitário. Em média, a UFPB investe cerca de R$ 32 milhões em sua política estudantil, de acordo com o professor João Wandemberg, da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape).

Segundo o gestor, estes auxílios são destinados a estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação e fazem parte do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), do Ministério da Educação (MEC).

Ele explicou que o Programa Aluno-Apoiador também está incluso nos auxílios concedidos pela Prape. Custeado em parceria com o Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB, o programa seleciona alunos de baixa renda para dar assistência a outros estudantes com deficiência durante horários de aula e deslocamentos na UFPB.

A política de assistência estudantil da UFPB vem passando por profundas mudanças, quando se foca um determinado período de tempo. Desde 2012, o número de bolsas concedidas só cresce. O auxilio-alimentação, por exemplo, beneficiava 738 alunos naquele ano.  Em 2017, esse número subiu para 4.786 e estabilizou em 2018, com 3.392 assistidos. Um crescimento de 360% em um período de seis anos, conforme levantamento feito pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

O auxílio-moradia também registra um crescimento de 389%. O número atendidos pelo benefício cresceu de 407 em 2012 para 1.989 no ano passado.

Créditos: Divulgação

Gráfico do número de estudantes assistidos pelos Auxílios Alimentação, Moradia e Residência Universitária desde 2012

Gráfico do número de estudantes assistidos pelos Auxílios Creche, Transporte e Esporte, Inclusão e Acessibilidade desde 2012.

O professor João Wandeberg informou também que o benefício do Restaurante Universitário continua sendo gratuito na UFPB. “Para manter a gratuidade, a Prape define que apenas estudantes que atestarem a situação de vulnerabilidade social, por meio de documentação, podem ter acesso totalmente gratuito ao restaurante”, relata.

Ele informou ainda que discentes do campus de Mamanguape/Rio Tinto, campus 4, e das unidades de Mangabeira e Santa Rita, no campus I, recebem o auxílio-alimentação diretamente em espécie, já que as unidades não têm restaurante universitário.

Para saber se tem direito a receber os auxílios, o estudante deve ficar atento aos editais lançados no site da Prape no início dos períodos letivos. Além dos benefícios ofertados pela pasta, o MEC também destina à UFPB a Bolsa-Permanência, para o apoio a estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de graduação.

Para mais informações sobre assistência estudantil, consultar a Prape através do telefone (83) 3216.7686 ou pelo e-mail coape@prape.ufpb.br

Bruna Ferreira | Ascom/UFPB