Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lamenta falecimento do professor aposentado João Otávio Paes de Barros
conteúdo

Notícias

UFPB lamenta falecimento do professor aposentado João Otávio Paes de Barros

publicado: 03/07/2022 15h12, última modificação: 03/07/2022 15h12
Nota de pesar

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lamenta com pesar o falecimento do professor aposentado, João Otávio Paes de Barros Júnior, na noite deste sábado (02), em João Pessoa, aos 72 anos. Ele estava internado em um hospital de João Pessoa há 20 dias, após sofrer uma queda, falecendo em decorrência de complicações no seu quadro de saúde.  

Natural de Santos (SP), ele era sócio fundador da ADUFCG, em Campina Grande, cidade para onde se mudou em 1978, vindo do Rio de Janeiro, para integrar a formação do corpo docente da UFPB.

Graduado em Engenharia São Carlos pela Universidade de São Paulo (1972), com especialização em Planejamento Governamental pelo Fundação Getúlio Vargas – RJ (1973), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e mestrado em Economia Internacional pela Université de Paris X, Nanterre (1985), tinha grande atuação na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais. Seus focos principais eram nos seguintes temas: fibra de algodão, comercio mundial, torta de algodão, operadores de comercio internacional, produção de algodão e comércio internacional de algodão. 

João Otávio deixa a esposa, Maria Nilza Ramalho, quatro filhos e quatro netos.

A UFPB manifesta sua solidariedade e apresenta sinceras condolências aos familiares e amigos de João Otávio.

João Pessoa, 03/07/2022

Reitoria da UFPB