Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lança catálogo de museus e espaços de memória da instituição

UFPB lança catálogo de museus e espaços de memória da instituição

publicado: 12/06/2023 17h20, última modificação: 13/06/2023 13h47
Conteúdo pode ser acessado gratuitamente

UFPB LANÇA CATÁLOGO DE MUSEUS E ESPAÇOS DE MEMÓRIA DA INSTITUIÇÃO

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Assessoria de Comunicação – Ascom, com o apoio da Reitoria, lançou neste mês de junho o catálogo Espaços de Memória – Museus, Coleções e Acervos, que contempla os espaços de memória da UFPB com acesso aberto ao público no primeiro semestre de 2023.

Os museus são lugares especiais, nos quais ideias, concepções e sensações são irradiadas e absorvidas por meio de objetos, pinturas, esculturas e diversos outros tipos de referências. São espaços de fascínio, aprendizado e de preservação da memória e da cultura. Para a legislação brasileira consideram-se museus as instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer natureza cultural, aberto ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.

Na UFPB, além dos museus existem espaços com processos museológicos, memoriais, coleções de artes e acervos científicos que podem ser visitados pela população. O material contém informações, contatos e imagens de locais como o Museu Casa de Cultura Hermano José, Museu de Ciências Morfológicas, Museu do Brinquedo, Museu de Paleontologia, Museu de Biodiversidade, Museu de Cultura Popular (NUPPO), Casa da Ciência, Galeria de Arte Lavandeira e Laboratório e Oficina de Geografia da PB. Além disso, por meio do catálogo, o leitor terá acesso aos links com álbuns de fotografias dos espaços para poder conhecer mais detalhes de cada um deles.

O intuito dessa iniciativa é disponibilizar à comunidade universitária e à sociedade em geral informações sobre esse rico patrimônio cultural e científico, e incentivar o acesso aos diversos espaços da UFPB. A Assessoria de Comunicação planeja elaborar outras edições do catálogo visando contemplar espaços que não foram inseridos neste primeiro número.

Ascom/UFPB