Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lança programa InovaLab para propor inovações tecnológicas para empresas

UFPB lança programa InovaLab para propor inovações tecnológicas para empresas

publicado: 02/10/2023 15h24, última modificação: 02/10/2023 15h24
O objetivo é fomentar a formação de startups pelos alunos através de desafios concretos disponibilizados por empresas do mercado

Foto: Angélica Gouveia

A Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou o programa “InovaLab” para estimular os alunos a formarem equipes e proporem soluções para problemas concretos trazidos por empresas do mercado e organizações parceiras.

Para se inscrever, as equipes deverão preencher um formulário disponível no link até o dia 8 de outubro. As equipes deverão estar formadas no ato da inscrição e as propostas já deverão ser enviadas para a avaliação. Cada equipe deverá ter no máximo 4 alunos com matrícula ativa na UFPB.

As equipes participantes irão formar um grande laboratório de inovação e serão acompanhadas por tutores da UFPB e das organizações parceiras, para buscar aprimorar suas ideias em potenciais soluções para o mercado.

O desafio que as equipes deverão atender e propor soluções é o caso da Dock Innovation Lab. A Dock é uma empresa de tecnologia, parceira da UFPB desde 2016, focada no mercado de pagamentos digitais.

De acordo com a diretora-presidente da Inova, professora Kelly Gomes, será um programa de fluxo contínuo e o objetivo é fomentar parcerias entre a UFPB e setores do mercado, proporcionando que o corpo discente tenha uma formação que possibilite uma atuação mais abrangente, após a finalização dos seus cursos.

“O projeto também tem a função de estreitar os laços entre a UFPB e a sociedade, no tocante ao atendimento das demandas reais dos setores produtivos”, afirmou a professora Kelly.

O Prof. Alisson Brito, da Diretoria de Incubação Empresarial de Base Tecnológica (DIEBT) da Inova, diz que o objetivo é fomentar a formação de startups pelos alunos através de desafios concretos disponibilizados por empresas do mercado com demandas específicas.

“Os alunos deverão desenvolver uma proposta de solução e uma prova de conceito que atenda o máximo possível essa demanda que a Dock trouxe”, explica o Prof. Alisson, que também irá participar da mentoria para as equipes.

Além disso, neste dia 4 de outubro, às 19h, por meio do Google Meet (https://meet.google.com/fob-gboy-iue ), a Inova promoverá uma live para esclarecer dúvidas sobre o programa.

O programa será desenvolvido de acordo com as seguintes etapas:

Etapa 1 – Proposta de ideias

As equipes deverão submeter suas propostas no ato de inscrição. As ideias deverão demonstrar soluções para o desafio proposto, com inovação e viabilidade de execução. As doze melhores propostas serão aprovadas para a próxima etapa. Os resultados serão divulgados no dia 11 de outubro.

Etapa 2 – Desenvolvimento da prova de conceito

Serão disponibilizados vídeos e textos explicativos para as equipes selecionadas com maiores detalhes sobre o desafio. As equipes deverão desenvolver uma prova de conceito do projeto proposto. Ao final desta etapa, cada equipe deverá produzir e enviar um vídeo de no máximo 5 minutos apresentando a solução desenvolvida e o seu potencial de inovação, até o dia 27 de outubro. As seis melhores equipes serão selecionadas para a etapa final. Os resultados serão divulgados no dia 4 de novembro.

Etapa 3 – Desenvolvimento de MVP

As equipes terão de desenvolver um Mínimo Produto Viável (MVP), demonstrando seu potencial e resultados preliminares de viabilidade. Também deverão enviar um vídeo de 5 minutos apresentando o MVP desenvolvido, até o dia 29 de novembro. As três melhores equipes serão premiadas.

Os resultados finais serão divulgados no dia 5 de dezembro.

A equipe vencedora do “InovaLab” será premiada com uma visita a São Paulo para conhecer o escritório da Dock e apresentar sua proposta para a diretoria. A segunda e terceira equipe receberão um kit Dock, e todas as equipes finalistas ficarão no banco de vagas para participar do processo seletivo na Dock, de acordo com perfil e vagas em aberto.

Texto: Leonardo Alcântara
Edição: Aline Lins