Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB mantém a 5ª colocação entre as universidades mais empreendedoras do Nordeste

publicado: 22/12/2023 18h23, última modificação: 22/12/2023 18h23
No ranking nacional a instituição está na 40ª colocação

Foto: TV UFPB

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) se mantêm na quinta posição entre as universidade mais empreendedoras do Nordeste, e é a primeira do estado da Paraíba, segundo o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) 2023, divulgado pela realizadora a Brasil Júnior, Confederação Brasileira de Empresas Juniores.

Considerando as universidades nordestinas, a UFPB está atrás apenas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal do Ceará (UFC), e Universidade Tiradentes (Unit). Já no âmbito nacional a UFPB figura entre as mais empreendedoras do Brasil, na 40ª colocação.

O RUE tem como objetivo proporcionar evidências para a educação superior, por meio da coleta de percepções dos estudantes e da análise de dados das próprias instituições de ensino superior. Neste contexto, a Instituição de Ensino Superior (IES) Empreendedora é aquela que, no seu fazer, impacta socioeconomicamente com práticas inovadoras.

A edição de 2023 analisou 108 instituições de ensino superior nas 27 unidades federativas do país, de acordo com os eixos: Cultura empreendedora, Extensão, Inovação, Capital financeiro, Infraestrutura e Internacionalização.

Na UFPB, a prática das Empresas juniores já ocorre há décadas, tendo sido regulamentadas em 2018 e reconhecida como atividade de extensão que incentiva a cultura empreendedora. Em 2020, a gestão da Pró-reitoria de Extensão (Proex) deu início a um processo de aproximação com o Movimento Empresas Juniores (MEJ).

De acordo com a Pró-reitora de Extensão da UFPB, Berla Moraes, foi ainda realizado investimento em edital de custeio para criação de novas empresas juniores e apoio às existentes, fazendo com que a UFPB conseguisse o patamar de Instituição Empreendedora Júnior em 2021.

Atualmente a UFPB conta com 10 startups, sendo 03 incubadas e 07 em fase final de adesão, além de 22 empresas juniores instaladas, e 9 em fase de criação totalizando 31 empresas juniores vinculadas à instituição.

A avaliação para o ranking foi realizada por meio da coleta e análise de dados provenientes de três diferentes fontes: uma pesquisa de percepção discente, dados provenientes de bases secundárias e informações prestadas pela própria IES participante.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins