Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferece 100 vagas em evento sobre maternidade e saúde mental
conteúdo

Notícias

UFPB oferece 100 vagas em evento sobre maternidade e saúde mental

publicado: 19/05/2023 19h28, última modificação: 19/05/2023 19h28
Ação será aberta à população e ocorrerá na sexta-feira (26)

Foto: Freepik

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas para o I Encontro Lamater: Maternidades e Saúde Mental. O evento está marcado para a sexta-feira (26), das 13h às 18h, no Auditório de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional do Centro de Ciências da Saúde (CCS), localizado no Campus I da UFPB. 

As inscrições devem ser realizadas até o dia 25 por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos da UFPB (SigEventos). O evento é gratuito e estão sendo disponibilizadas 100 vagas, abertas a estudantes, docentes, profissionais de diversas áreas, gestantes, puérperas, mães com filhos em diferentes fases do desenvolvimento e demais pessoas interessadas no tema, da comunidade interna e externa à UFPB. 

O Encontro é promovido pela Liga Acadêmica de Saúde Materna e Perinatalidade (Lamater), vinculada ao Departamento do curso de Terapia Ocupacional da Universidade. Na lista de atividades estão previstas palestras, rodas de conversa e oferta de cuidados, exclusiva para as mães participantes do evento, como massagem, escalda pés, auriculoterapia, yoga restaurativa, arte gestacional (pintura na barriga) e triagem em saúde mental. 

De acordo com a professora Alyne Oliveira, coordenadora do Lamater, o evento faz parte de uma série de ações de conscientização em apoio à campanha Maio Furta-Cor. 

“O propósito do Encontro e da campanha Maio Furta-cor em si é sensibilizar a sociedade para a causa da saúde mental materna. Nesse sentido, vamos dar visibilidade e trazer o debate da saúde mental materna e da pluralidade na maternidade para a dentro da academia”, explica a docente da UFPB. 

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a organização do encontro pelo perfil do Lamater no Instagram ou pelo endereço de e-mail lamater.ufpb@gmail.com

Confira, a seguir, a programação completa do evento:

13h | Credenciamento

13h30 | Abertura

14h | Mesa: Atenção multidisciplinar à saúde mental materna

15h | Roda materna: vulnerabilidades emocionais nas experiências de maternidade

16h15 às 16h45 | Intervalo

16h45 | Estação de cuidado para mães e outras atividades para o público participante

17h30 | Encerramento

* * *
Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Freepik
Ascom/UFPB