Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferece 24 vagas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

UFPB oferece 24 vagas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

Estão sendo oferecidas 15 vagas para o curso de mestrado e 9 para o de doutorado
publicado: 26/02/2020 15h37, última modificação: 26/02/2020 16h44
Iniciativa é do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, do Centro de Tecnologia. Foto: Angélica Gouveia

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), divulgou edital de abertura de inscrições para 24 vagas nos programas de pós-graduação, sendo 15 vagas para o curso de mestrado e 9 para o de doutorado. As inscrições devem ser feitas no período de 07 a 16 de abril, pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Sigaa).

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), em nível de mestrado, destina-se a arquitetos, urbanistas, engenheiros e profissionais de áreas afins, que tenham interesse em estudos relacionados à área de concentração Arquitetura e Cidade: Processo e Produto.

Do total de vagas oferecidas, 20% serão destinadas a candidatos autodeclarados ou oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência. No mestrado, o percentual corresponde a três vagas, enquanto que para o doutorado o quantitativo representa duas oportunidades.

O mestrado e o doutorado acadêmicos em Arquitetura e Urbanismo são constituídos por três linhas de pesquisa: Produção e Apropriação do Edifício e da Cidade; Projeto do edifício e da cidade; e Qualidade do ambiente construído.

O valor da taxa de inscrição para participar dos processos seletivos é de R$ 85,93. O candidato terá direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição mediante a comprovação de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico e declaração que é membro de família de baixa renda; ou apresentação de parecer social emitido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Setor de Serviço Social da PRPG).

Para obter o parecer social, o candidato deverá solicitar ao PPGAU a abertura de processo para solicitação de isenção da taxa de inscrição, munido da documentação exigida no edital, entre eles o comprovante de renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e histórico escolar do ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Cronograma

O processo seletivo de mestrado constará de quatro etapas: prova escrita, avaliação do plano de pesquisa, defesa do plano de pesquisa e análise do currículo, sendo as três primeiras, de caráter eliminatório, e a última, classificatória. No doutorado, são três etapas: avaliação do projeto de pesquisa, defesa do projeto de pesquisa e análise do currículo, sendo as duas primeiras, de caráter eliminatório, e a última, classificatória.

Na seleção para o curso de mestrado, a prova escrita está prevista para acontecer no dia 04 de maio e a divulgação do seu resultado, no dia 06 de maio.

O período de defesa do plano de pesquisa (projeto de dissertação) está previsto para ocorrer de 18 a 21 de maio, mesmo período em que ocorre a defesa do projeto de pesquisa do doutorado. Já o resultado da análise do Curriculum Vitae será divulgado no dia 28 de maio.

A divulgação do resultado final homologado está prevista para o dia 30 de junho, e as matrículas deverão ser realizadas de 13 a 17 de julho.

Informações mais detalhadas sobre a estrutura dos cursos e o seu funcionamento poderão ser obtidas pelo telefone (83) 3216-7913, na página do PPGAU ou pelo e-mail secretaria.ppgau@ct.ufpb.br.

Ascom/UFPB