Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferece curso gratuito sobre como alcançar felicidade e bem-estar
conteúdo

Notícias

UFPB oferece curso gratuito sobre como alcançar felicidade e bem-estar

publicado: 01/02/2024 18h59, última modificação: 01/02/2024 18h59
São ofertadas 100 vagas e as inscrições seguem abertas até 19 de fevereiro

Foto: Ascom/UFPB

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do curso “A felicidade está aqui!”, ação de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que oferece ensinamentos sobre a ciência da felicidade e do bem-estar, a partir de princípios da psicologia positiva e mindfulness, para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Por meio de conhecimentos teóricos científicos e atividades práticas, o curso objetiva auxiliar o máximo de pessoas a recuperar o sentimento de bem-estar e conseguir viver de forma mais tranquila, trabalhando a aceitação, o desenvolvimento emocional, e outros sentimentos positivos.

São ofertadas 100 vagas e as inscrições estarão abertas até o dia 19 de fevereiro, gratuitamente, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). A carga horária do curso é de 40 horas, e os encontros vão ocorrer a partir de 19 de fevereiro, às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 21:30h, no Auditório da Central de Aulas do Campus I da UFPB, em João Pessoa.

O curso é coordenado pela Profa. Liana Filgueira, Vice-reitora da UFPB e docente do Departamento de Tecnologia Sucroalcooleira. De acordo com a Vice-reitora, o curso é proporcionado por professores de diversas áreas, e está fundamentado na psicologia positiva, que busca desenvolver uma sensação maior de bem-estar dentro do contexto em que a pessoa está inserida, além de resgatar em cada um essa sensação de felicidade através de protocolos científicos contidos na psicologia positiva e no Mindfulness.

No curso, os participantes vão aprender sobre ferramentas para aplicação no cotidiano. “Isso é um convite para conhecer melhor sobre as ferramentas que nos levam ao caminho da felicidade, e essa felicidade é individual. Já existe. Ela está dentro de cada um, mas, muitas vezes, a gente olha muito para fora e esquece de olhar para dentro, e é onde se encontra essa sensação mais permanente de contentamento, de bem-estar e felicidade” completou Liana Filgueira.

Emoções positivas, relacionamentos positivos, propósito e engajamento são os fundamentos da psicologia positiva e serão tratadas no curso.

O tema propósito e sentido de vida será ministrado pelo psicólogo e professor Thiago Aquino, do Departamento de Ciências das Religiões; amor e seu contexto científico, será apresentado pelo professor Valdiney Gouveia, Reitor da UFPB e especialista em psicologia social; comunicação não violenta e relacionamentos positivos, será apresentado pela especialista em neurolinguística Maíra Cordeiro; reconhecimento de valores e força de caráter, será tratado pela psicóloga Simone Cabral, além do equilíbrio da felicidade hedônica, que será tratado pela professora Rita de Cássia, Pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFPB.

A professora Liana Filgueira falará no curso sobre emoções positivas, diferença entre os conceitos de alegria e felicidade, engajamento e comprometimento nas atividades do dia a dia para o bem-estar, dentre outros.

Liana conta ainda que no curso os alunos vão vivenciar práticas como meditação inseridas em um programa de 8 semanas de mindfulness, “que tem como objetivo trazer um maior conhecimento de si mesmo a partir de um maior contato consigo dentro de um contexto amoroso e de auto aceitação. Espera-se que o aluno possa sair deste programa com mais amorosidade, autocompaixão e compaixão. Então, essa é a ideia do mindfulness, são diversas atividades que resgatam você para você mesmo”, explica a Vice-reitora.

Ainda de acordo com a coordenadora do projeto, Profa. Liana Filgueira, ao final do curso espera-se que os participantes ampliem o autoconhecimento e a autoaceitação com amorosidade, reconheçam suas qualidades e valores; sintam-se mais seguros para construir um caminho pessoal alinhado com seus valores e objetivos; construam e mantenham relacionamentos positivos apoiados em uma comunicação mais assertiva e com maior respeito ao próximo; e consigam ressignificar os momentos desafiantes que possam passar, gerando, assim, um maior sentimento de bem-estar em suas próprias vidas.

Informações adicionais sobre o projeto estão disponíveis no perfil de Instagram @afelicidadeestaaqui.

Confira o passo a passo de como realizar a inscrição do curso no Sigaa. 

* * *
Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Foto: Gustavo Ribeiro
Ascom/UFPB