Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferece mais de 7.800 vagas para cursos presenciais de graduação via SiSU

UFPB oferece mais de 7.800 vagas para cursos presenciais de graduação via SiSU

publicado: 09/02/2023 18h24, última modificação: 09/02/2023 18h24
Após a divulgação dos resultados do Enem nesta quinta (9), candidatos podem usar as notas para concorrer a vagas na UFPB pelo SiSU

Foto: Aline Lins

O MEC divulgou, nesta quinta (9), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Com a disponibilização das notas, os candidatos podem ingressar em universidades públicas, incluindo a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Para o período 2023.1, a Universidade Federal da Paraíba oferece 7.825 vagas para cursos presenciais de graduação pelo sistema.

Para concorrer às vagas, os alunos precisam se candidatar na página do SiSU, cujo período de inscrição é de 16 a 24 de fevereiro. Uma vez efetuado o procedimento, as notas do Enem são automaticamente recuperadas e o candidato escolhe até duas opções de curso entre as ofertadas. É possível alterar os cursos durante todo o período de inscrição. A previsão é de que o resultado da chamada regular seja divulgado no dia 28 de fevereiro.

Após a divulgação do resultado, os ingressantes devem prestar atenção para o cadastramento, que será feito exclusivamente online pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFPB (SIGAA). Esse cadastramento está dividido em três etapas. De 02 a 05 de março, os alunos inserem a documentação solicitada em edital, que será divulgado oportunamente nos portais da UFPB e da Pró-Reitoria de Graduação (PRG). No dia 06 de março está prevista a análise das informações enviadas e, de 07 a 08 de março, será o período em que os candidatos devem retificar, se for preciso, seus documentos.

De acordo com a professora Silvana Maciel, Pró-reitora de Graduação, todos os passos referentes ao cadastramento online serão informados aos candidatos pelo e-mail cadastrado, inclusive no que diz respeito à necessidade da retificação das informações.

Além disso, após a publicação do edital, a Pró-reitora ressalta que os ingressantes devem fazer uma leitura atenta do instrumento, especialmente os candidatos cotistas e beneficiários de bonificações, uma vez que estes devem apresentar informações adicionais, que comprovem suas condições particulares.

A previsão de início do período letivo 2023.1 para os cursos presenciais de graduação na UFPB é 24/07/2023, contudo ainda depende de aprovação pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

Calendário do SiSU 2023.1

Inscrições – 16 a 24 de fevereiro

Resultado da chamada regular – 28 de fevereiro

Matrícula da chamada regular – 02 a 08 de março