Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferta 08 vagas para doutorado em Biotecnologia

UFPB oferta 08 vagas para doutorado em Biotecnologia

publicado: 12/06/2023 12h27, última modificação: 12/06/2023 12h27
Na UFPB, há previsão de implantação imediata de bolsas da CAPES para 03 alunos

Foto: Angélica Gouveia

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) está com inscrições abertas para o processo de ingresso de discentes no curso de Doutorado em Biotecnologia para o período 2023.2. Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), são ofertadas 08 vagas, com inscrições até o dia 10 de julho.

Para participar do processo, os candidatos devem portar diploma de nível superior reconhecido pelo MEC. As inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema Acadêmico Eletrônico no www.renorbio.org. Todos os documentos comprobatórios do currículo vitae deverão ser anexados no formato pdf até o último dia do prazo de inscrição. Também deverá ser anexado o projeto de pesquisa.

O PPGBiotec – Rede RENORBIO é conceito 6 pela CAPES. As vagas do processo seletivo são distribuídas de acordo com as linhas de pesquisa inseridas nas 4 áreas de concentração apresentadas pelo programa, sendo elas Biotecnologia em Saúde, Biotecnologia em Recursos Naturais, Biotecnologia em Agropecuária e Biotecnologia Industrial.

Na Paraíba, a UFPB é a única universidade que oferece esse curso dentro da Rede RENORBIO. De acordo com o coordenador do PPGBiotec na UFPB, Prof. Demetrius Araújo, do Centro de Biotecnologia (CBiotec), os objetivos do curso são a formação de pessoal qualificado para o exercício da pesquisa e do magistério superior no campo da Biotecnologia, o incentivo às pesquisas na área da Biotecnologia, sob perspectiva inter e multidisciplinar, além da produção, difusão e aplicação de conhecimentos da Biotecnologia.

A homologação do resultado final será no dia 03 de agosto. “A partir do dia 04 de agosto, a UFPB abrirá a matrícula e já temos disponíveis para implantação imediata 03 bolsas CAPES de 48 meses, cada bolsa”, complementou o Prof. Demetrius Araújo.

A taxa de inscrição será de R$ 50,00, a ser depositada na Conta Única da União, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). A seleção constará de avaliação da pontuação do curriculum vitae do candidato e do Projeto de Pesquisa.

Mais informações podem ser consultadas no edital nº04/2023 da Rede RENORBIO. Informações adicionais podem ser solicitadas pelos e-mails renorbiopb@cbiotec.ufpb.br, secrenorbio@cbiotec.ufpb.br e pelo telefone 83-32167173. O horário de atendimento é das 09h às 13h.

Sobre o Curso

O Programa de Doutorado em Biotecnologia – Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) foi credenciado pela CAPES em 2006. É uma rede formada por instituições de ensino e pesquisa de todos os estados da Região Nordeste e do estado do Espírito Santo, agregando cerca de 200 pesquisadores, atuantes nas diferentes áreas da Biotecnologia.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins