Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferta 110 vagas em curso de ginástica olímpica para adultos e crianças

UFPB oferta 110 vagas em curso de ginástica olímpica para adultos e crianças

publicado: 30/01/2024 14h48, última modificação: 30/01/2024 14h49
As vagas são para o público em geral iniciante na modalidade

Foto: Divulgação

No dia 31 de janeiro, estarão abertas as inscrições para 110 vagas nas turmas de ginástica artística (também conhecida como ginástica olímpica), para adultos e crianças, do projeto de extensão Progym, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As inscrições, gratuitas, abrem às 00h e se encerram às 23h59 exclusivamente pela internet por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos). A seleção é por ordem de inscrição.

Para os adultos são reservadas 60 vagas. As aulas serão às terças e sextas-feiras, das 13 às 14h.

Para as crianças de 06 a 12 anos, são oferecidas 50 vagas, divididas em duas turmas. As aulas da turma infantil pela manhã vão ocorrer nas segundas e quartas-feiras, das 08 às 09h10; já os encontros da turma infantil da tarde será das 14h às 15h10, também nas segundas e quartas-feiras.

As vagas são para o público em geral, quem não é aluno ou servidor da UFPB, deverá realizar o cadastro de um login e senha do SIGEventos para, então, realizar a inscrição nas atividades do Progym. No perfil Progym no Instagram, é possível acessar um vídeo com o passo a passo para realização da inscrição.

As aulas ocorrem no Ginásio de Ginástica, do Departamento de Educação Física da UFPB, localizado no bairro de Castelo Branco, em João Pessoa.

De acordo com o professor Prof. Cláudio Meireles, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), coordenador do ProGym, o objetivo do projeto é estimular a prática sistematizada e orientada de atividade física por meio do esporte Ginástica Artística, “De modo que o condicionamento físico, motor e psicossocial sejam fatores principais e decisivos na aderência do hábito de fazer exercícios regularmente como melhoria qualidade de vida dessa população que vem e vive a universidade”, disse o docente.

Além da idade mínima, não há pré-requisitos para os interessados em ingressar nas turmas, sendo aberto para qualquer pessoa que queira fazer atividade física e ginástica. No projeto, os exercícios da ginástica artística, com a prática conhecida por atletas como Daiane dos Santos, por exemplo, são adaptados e ensinados nas aulas para promover condicionamento físico para os participantes.

O coordenador do Progym destaca, também, o impacto positivo da ginástica para o desenvolvimento infantil, por se tratar de uma atividade esportiva de base da formação corporal, que desperta o interesse de forma mais efetiva com práticas de convívio social por meio das atividades físicas e esportivas (gímnicas-motoras).

“O trabalho desenvolvido nessa ação de extensão, além de propiciar um ambiente saudável e orientado as práticas corporais e esportivas, busca em suas ações analisar os benefícios proporcionados aos seus participantes por meio da iniciação motora gímnica com atividades funcionais para o desenvolvimento integral e o impacto na saúde e qualidade de vida de seus praticantes”, afirmou Cláudio Meireles.

Os principais benefícios da prática da ginástica artística para o corpo de adultos e crianças são fortalecimento muscular, equilíbrio, alongamento, flexibilidade, precisão e definição dos músculos, além de concentração e resistência.

O projeto foi criado em 2017 e atende, anualmente, a uma média de 190 participantes adultos e crianças. As aulas são ministradas pelos docentes Cláudio Meireles e Luciano Cardoso, com apoio de dois monitores estudantes da graduação em Educação Física na UFPB.

O Progym também conta com turmas de nível intermediário, cujas atividades têm como participantes apenas quem já foi aluno do projeto em anos anteriores. Em caso de dúvidas os interessados podem entrar em contato com a equipe do Progym pelo Instagram.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins