Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferta 180 bolsas para edição 2024 do Programa de Apoio às Licenciaturas (Prolicen)

publicado: 23/11/2023 17h16, última modificação: 23/11/2023 17h16
Submissão de projetos deverá ser feita por docentes entre 30 de novembro e 10 de dezembro

Foto: Freepik

A Pró-reitoria de graduação (PRG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou edital de seleção de projetos vinculados ao Programa de Apoio às Licenciaturas da UFPB (Prolicen), para execução em 2024. Nesta edição, serão ofertadas 180 bolsas para estudantes que participarem dos projetos escolhidos. O investimento em bolsas será de R$ 1.008.000,00.

O prazo para inscrição e submissão dos projetos será do dia 30 de novembro a 10 de dezembro pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos), conforme orientações do edital nº 27 da Coordenação de Programas e de Projetos Acadêmicos (CPPA/PRG).

A submissão dos projetos somente pode ser realizada pelo docente coordenador, que deve ser do quadro efetivo da UFPB, possuir título de mestre ou doutor e não estar em licença ou afastamento. Os projetos podem envolver a participação de docentes de diferentes Departamentos ou Centros de Ensino.

O Prolicen busca selecionar projetos destinados à melhoria da qualidade dos cursos de licenciatura da Universidade por meio da aproximação entre os estudantes e escolas públicas, por meio de ações que articulem a relação entre teoria e prática e cooperem para formação inicial de professores da educação básica.

As propostas serão avaliadas e selecionadas por uma comissão. Serão aprovadas aquelas que obtiverem média final igual ou superior a 7,0 considerando 04 aspectos: relevância, qualidade, exequibilidade (viabilidade de execução dentro do prazo definido pelo edital) e abrangência (se envolve professores de departamentos e centros diferentes).

Os projetos selecionados serão divulgados, após recursos, em 15 de fevereiro.

Seleção de bolsistas

Uma segunda etapa prevista no edital é a seleção dos 180 bolsistas, que receberão o valor de R$ 700,00 por 8 meses de atuação do projeto. Os bolsistas que atuarão nos projetos aprovados serão selecionados pelos respectivos professores coordenadores, com inscrições previstas para o período entre os dias 16 e 21 de fevereiro.

Poderão se inscrever estudantes regularmente matriculados e frequentando um curso de licenciatura presencial ou à distância, que tenham Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 7,0 e disponibilidade de 20 horas semanais, e não receba outra bolsa da instituição, exceto as de assistência estudantil.

As atividades do Programa, que são gerenciadas pela Coordenação de Programas e de Projetos Acadêmicos (CPPA/PRG), terão início em 1º de março. Dúvidas sobre o edital podem ser esclarecidas pelo e-mail prolicen@prg.ufpb.br, ou pelo telefone (83) 3216-7851.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins