Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferta capacitação de curta duração para formação de instaladores de sistemas fotovoltaicos

publicado: 22/05/2023 11h00, última modificação: 24/05/2023 10h41
São ofertadas 50 vagas

Foto: Oriel Farias

O Centro Profissional e Tecnológico – Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebe, entre os dias 20 e 30 de maio, inscrições para o curso gratuito de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (instalador de sistemas fotovoltaicos). As inscrições serão realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Podem participar da seleção os candidatos que tenham no mínimo 18 anos de idade e ensino fundamental completo. Das 50 vagas ofertadas, 20% serão reservadas para mulheres. Caso o número de candidatas inscritas seja superior ao número de vagas ofertadas, as candidatas não classificadas nas vagas reservadas seguirão concorrendo às vagas da ampla concorrência.

A formação terá carga horária de 200h e será oferecida em uma parceria entre o CPT-ETS e o Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR/UFPB). A oferta faz parte do Programa Nacional Qualifica Mais EnergIFE, fomentado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).

Está previsto o pagamento de auxílios-alimentação e transporte aos estudantes, no valor total de R$ 500, condicionado à efetiva participação no curso e possuir conta bancária em seu próprio nome. O valor da assistência estudantil será financiado com recursos do Bolsa-formação, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da linha de fomento Qualifica Mais EnergIFE da SETEC/MEC.

O curso será ofertado no período noturno durante os dias da semana e diurno aos sábados, com previsão de duração de aproximadamente quatro meses. As aulas serão planejadas, preferencialmente, para ocorrer às terças e quintas das 18h às 22h. Aos sábados, as aulas acontecem das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Sobre a parceria com o Centro de Energias Alternativas e Renováveis, a diretora do CPT-ETS, Profa Soraya Pereira comenta que é a primeira vez que o CPT-ETS realiza um curso junto com outro centro da UFPB, e que é intenção realizar futuras parcerias e impactar a sociedade com mais cursos de curta duração, que possibilitem capacitação e ingresso célere no mundo do trabalho.

“A partir da nossa expertise em educação profissional poderemos fazer parcerias com outros centros que possibilitem à comunidade a ter um acesso a uma educação profissional de qualidade, gratuita, através de outras áreas que não seja só a área de saúde, que nós sempre trabalhamos”, disse a docente.

As vagas para o curso FIC Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, serão preenchidas de acordo com a pontuação dos candidatos, que será calculada com base na documentação anexada no ato da inscrição. Toda a documentação necessária para inscrição pode ser conferida no edital.

Receberão pontuação para preenchimento prioritário das vagas os estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (EJA); candidatos trabalhadores; beneficiários dos programas federais de transferência de renda; estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; mulheres vítimas de violência doméstica e familiar com registro de ocorrência policial, e candidatos com deficiência.

Caso ocorra empate de pontuação, o critério de desempate será a idade. Se persistir o empate, será realizado o sorteio previsto para o dia 19 de junho. A publicação do resultado preliminar dos candidatos contemplados acontece de 05 a 14 de junho e do resultado final no dia 19 do mesmo mês. O início das aulas está previsto para 04 de julho.

O objetivo do curso FIC de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis é proporcionar o domínio de conteúdos, conceitos, metodologias e práticas voltadas para o segmento de energias renováveis, com vista a formação e qualificação de um profissional com melhores condições para atuação como Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Instalador de Sistemas Fotovoltaicos.

O certificado de conclusão de curso será de Qualificação Profissional em Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. Os interessados que tiverem dúvidas sobre o edital podem entrar em contato pelo e-mail energife.ufpb@gmail.com.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins