Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB participa de encontro de ouvidorias promovido pela Controladoria-Geral da União
conteúdo

Notícias

UFPB participa de encontro de ouvidorias promovido pela Controladoria-Geral da União

publicado: 04/10/2023 18h21, última modificação: 06/10/2023 05h50
Evento ocorreu na Superintendência Regional da CGU na Paraíba, em João Pessoa

Foto: Divulgação

O Ouvidor-geral da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Hermann Hrdlicka,  participou, na última terça (3), da reunião mensal do Fórum Paraibano de Ouvidorias (Fopo). O encontro aconteceu na Superintendência da Controladoria da União na Paraíba, localizada em João Pessoa, e reuniu representantes de ouvidorias de diversos órgãos públicos com representação no Estado. 

O evento contou com as palestras da Ouvidora-geral da União (OGU), Ariana Frances, e do Diretor de Proteção e Defesa do Usuário do Serviço Público do órgão, Rodrigo Lofrano, que debateram com os participantes, respectivamente, sobre o Guia Lilás – documento com orientações para o enfrentamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal – e os desafios para atuação das ouvidorias na avaliação e melhoria dos serviços públicos. 

Durante o encontro, os representantes da Controladoria Geral da União (CGU) anunciaram uma nova versão do Guia, que deve apresentar parâmetros objetivos para ajudar a identificar potenciais assédios em uma situação descrita por um denunciante. A criação desse novo mecanismo foi, segundo o Ouvidor-geral da UFPB, motivada por uma sugestão da equipe da Ouvidoria da Universidade à CGU. 

“Pelas manifestações serem muito subjetivas, a gente precisa de critérios objetivos, de uma métrica para que saibamos o que é ou não assédio e ainda quais são as outras gravidades envolvidas na situação fática manifestada. O assédio normalmente começa com uma coisinha pequenina, vai se acumulando e ficando gradualmente pesado. Por isso, é importante agir agora para repelir esse mecanismo de ataques”, explicou o professor Hermann. 

O Ouvidor-geral da UFPB destacou também a importância do evento da última terça para a criação de uma rede de ouvidorias, nas quais são trocadas experiências e boas práticas desenvolvidas em cada unidade sobre conciliação e mediação de conflitos. 

Representando a UFPB, também participaram da reunião os servidores da Ouvidoria da Instituição Felipe Ramelli e João Cléber Soares.

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Divulgação
Ascom/UFPB