Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB participa de evento itinerante com foco em energia solar

UFPB participa de evento itinerante com foco em energia solar

publicado: 14/08/2021 09h18, última modificação: 14/08/2021 14h42
Alunos da universidade serão capacitados em curso oferecido pela Huawei

Foto: Divulgação

Nesta segunda (16) e terça-feira (17), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participa da iniciativa Road Show Huawei Solar, que ocorrerá no Busto de Tamandaré, em João Pessoa.

O evento consiste na instalação de um veículo itinerante, aberto à visitação gratuita do público, para apresentação de tecnologias e capacitação na área de energias renováveis. A visitação será gratuita e ocorrerá no horário das 9h às 11h e das 15h às 17h, seguindo os protocolos de biossegurança relativos à pandemia.

Equipado com energia solar, o veículo funcionará como uma sala de aula, onde serão treinados, nos dois dias, 48 participantes do curso gratuito intitulado Fundamentos e dimensionamento do sistema fotovoltaico.

De acordo com o diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB, professor Euler Macêdo, os participantes são alunos concluintes do CEAR e profissionais que atuam na área de energia e querem migrar para a energia solar, os quais foram selecionados por meio de uma parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) de João Pessoa.

“Selecionamos alunos concluintes de nossos cursos e a Secitec selecionou profissionais do mercado”, informou Prof. Euler Macêdo.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tem parceria com a empresa Huawei. O Centro de Energias Alternativas e Renováveis já atuou com a Huawei para realizar, neste ano, quatro turmas de uma capacitação em Inteligência Artificial, por meio da qual foram treinados pelo menos 250 estudantes e profissionais das áreas de Tecnologia da Informação e Engenharias da UFPB e da sociedade em geral, inclusive de outros estados, pois as duas últimas turmas do curso de inteligência artificial tiverem participantes de todo Brasil.

O Road Show Huawei Solar está percorrendo o Brasil e vai visitar, até janeiro de 2022, 72 cidades do país com o objetivo de divulgar o tema da energia solar. A iniciativa é da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em parceria com a empresa Huawei.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins