Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB participa de oficina de formação do Programa Mulheres Mil
conteúdo

Notícias

UFPB participa de oficina de formação do Programa Mulheres Mil

publicado: 26/07/2023 18h02, última modificação: 26/07/2023 18h02
Objetivo é capacitar instituições que, assim como a UFPB, foram contempladas com as vagas da 1ª chamada do Programa

Foto: Luís Fortes/Divulgação/Setec-MEC

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), realiza, no período de 24 a 28 de julho, as Oficinas de Formação na Metodologia de Acesso, Permanência e Êxito do Programa Mulheres Mil. O encontro ocorre no auditório do edifício Anexo do MEC, em Brasília (DF). 

O objetivo da formação é capacitar os profissionais das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica contempladas com as 15 mil vagas da primeira chamada do Programa Mulheres Mil. A programação do evento conta com dinâmicas, grupos de trabalhos, palestras e trocas de experiência. 

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai ofertar 300 vagas pelo Programa. Duas unidades de ensino da Universidade que oferecem educação profissional foram contempladas: o Centro Profissional e Tecnológico/Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS), com 150 vagas, e o Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), em Bananeiras, com as demais 150 vagas.  

Pelo CPT-ETS, participam da oficina a diretora do Centro Profissional, Professora Maria Soraya Pereira Franco Adriano e a coordenadora do Projeto Mulheres Mil no CPT-ETS, Sandra Cristina Morais de Souza. O CAVN está representado pela coordenadora local do Mulheres Mil, Professora Iris Braz, e pela pedagoga Conceição Cristina. 

Durante a abertura oficial do evento, que ocorreu nesta terça-feira, 25 de julho, o secretário da Setec, Getúlio Marques, falou sobre o fortalecimento da educação profissional e tecnológica. 

“Precisamos da força de vocês [instituições], para que esse programa cumpra o seu papel, seja exitoso, para que a gente veja as mulheres dando os seus depoimentos e assumam o protagonismo”, finalizou.  

Participantes – Estiveram presentes na abertura da oficina os seguintes diretores do MEC: Carla Comerlato Jardim, diretora de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica; Marcelo Bregagnoli, diretor de Desenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica; e Patricia Barcelos, diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica do MEC. Também estiveram no evento Luciana Massukado, reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB), representando o  Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); e Maria Soraya Pereira Franco Adriano, diretora do Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e presidente do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf).  

Mulheres Mil– A retomada do programa foi anunciada com um conjunto de políticas públicas voltadas às mulheres, no dia 8 de março, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 14 de abril, foi publicada a  Portaria nº 725, que institui o programa. O Mulheres Mil tem a finalidade de possibilitar o acesso à educação, promovendo a inclusão social e o acesso ao exercício da cidadania, além de defender a igualdade de gênero e combater a violência contra as mulheres. Além disso, o programa objetiva contribuir para a redução de desigualdades sociais e econômicas e desenvolver estratégias para garantir o acesso das mulheres ao mercado de trabalho.    

Histórico – O Programa Mulheres Mil foi iniciado em 2005 com 60 mulheres no Rio Grande do Norte, fruto de uma parceria entre os governos brasileiro e canadense. Em 2008, mil mulheres em situação de vulnerabilidade, do Norte e Nordeste do Brasil, foram capacitadas. 

* * *
Com informações da Setec-MEC
Edição: Vinícius Vieira
Fotos: Luís Fortes/Divulgação/Setec-MEC
Ascom/UFPB