Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB permite depósito on-line de teses e dissertações
conteúdo

Notícias

UFPB permite depósito on-line de teses e dissertações

Manual mostra passo a passo para executar novo procedimento
publicado: 25/09/2020 14h26, última modificação: 25/09/2020 14h26
Autodepósito deve ser feito por meio do sistema Sigaa da UFPB. Através dele, é possível executar as nove etapas necessárias para concluir o procedimento com sucesso, que vão, desde a consolidação da defesa, à expedição do diploma. Foto: Angélica Gouveia

Autodepósito deve ser feito por meio do sistema Sigaa da UFPB. Através dele, é possível executar as nove etapas necessárias para concluir o procedimento com sucesso, que vão, desde a consolidação da defesa, à expedição do diploma. Foto: Angélica Gouveia

A Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) comunica que está em vigor o procedimento on-line de autodepósito de teses e dissertações elaboradas pelos estudantes de pós-graduação da federal paraibana.

O novo mecanismo, em virtude da pandemia do novo coronavírus, deve ser feito por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB. Através dele, é possível executar as nove etapas necessárias para concluir o processo, que vão, desde a consolidação da defesa, até a expedição do diploma.

Manual elaborado pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPB mostra o passo a passo para executar o novo procedimento. O documento já está disponível para visualização e download.

 Segundo a publicação, após a consolidação da atividade de defesa e cadastro da ata/folha de correções, o estudante de pós-graduação da UFPB deverá cadastrar a versão corrigida do trabalho para a análise do orientador. 

Em seguida, o orientador ou coorientador deverá avaliar a versão corrigida do trabalho. Será possível aceitá-la ou retorná-la para adequação. 

Com a versão corrigida do trabalho aprovada pelo orientador ou coorientador, o discente deverá solicitar a ficha catalográfica à Biblioteca Central da UFPB. Depois da validação da ficha catalográfica, o estudante será notificado por e-mail

Em posse do arquivo da versão final do trabalho com a ficha catalográfica, o discente deverá submetê-la para revisão do orientador. Depois da aprovação, ele deverá preencher o termo de autorização de publicação.

Nesse momento, o estudante deverá informar a agência de fomento, se houver, e o tipo de liberação da publicação. 

Por fim, a coordenação do programa de pós-graduação à qual o aluno é vinculado homologará o trabalho final  e solicitará a expedição do diploma. 

“É importante salientar que o trabalho só poderá ser homologado se o discente não tiver pendências na biblioteca, isto é, não possuir empréstimos vigentes nem multas não quitadas”, diz o manual da UFPB. 

Outros detalhes acerca do novo procedimento de autodepósito de teses e dissertações da UFPB devem ser consultados no manual ou pelo e-mail caapg@prpg.ufpb.br.

* * *
Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB