Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB premia 79 inovações tecnológicas

UFPB premia 79 inovações tecnológicas

Instituição paraibana é líder em depósito de patentes no país
publicado: 02/12/2019 19h49, última modificação: 02/12/2019 19h49
Prêmios foram entregues na última quinta (28), no Auditório da Reitoria, em João Pessoa. Crédito: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) premiou inventores 79 inovações tecnológicas, por meio da 5ª Premiação Delby Fernandes, na última quinta-feira (28), no Auditório da Reitoria, no campus I, em João Pessoa. As patentes e programas de computador foram protegidos pelos inventores no ano passado.

Entre os programas informáticos, estão o Calibra - Sistema de Avaliação de Escores de Cárie e Calibração In Lux; Aplicativo de orientação para exames à pessoa idosa no município de João Pessoa; REDE - Rastreio Especializado em Doenças Estomatológicas; e DICOMFlow: software de distribuição de imagens médicas entre entidades de saúde distintas para a prática da telerradiologia.

Processo para prevenção e tratamento de arritmias cardíacas por meio do uso de porfirina; Recipiente para seleção e armazenamento automatizado de resíduos por dispositivos eletrônicos inteligentes; Fio de sutura cirúrgico reabsorvível com revestimento de óleo antibacteriano; e Dispositivo educativo associativo para crianças cegas e/ou de baixa visão são algumas das patentes.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) confirmou, no dia 14 de novembro, a liderança da UFPB em depósito de patentes no país, conforme já havia anunciado a Agência de Inovação Tecnológica (Inova) da instituição paraibana e a Folha de S. Paulo, a partir da análise do banco de dados do instituto brasileiro.

A UFPB assumiu em 2018 o topo do ranking de maiores depositantes nacionais de patente de invenção com 94 pedidos, seguida pela Universidade Federal de Campina Grande (82 pedidos) e Universidade Federal de Minas Gerais (62 pedidos).

Em 2017, a liderança estava com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que passou para quinta colocada, com 50 pedidos de patente no ano passado. Já a Universidade de São Paulo (USP), que ocupava a quinta posição, caiu para o sexto lugar no ranking (47 pedidos). A UFPB subiu da 4° para a 1° posição.

O Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes de Medeiros visa reconhecer os esforços de pesquisa tecnológica aplicada dos docentes, discentes e/ou técnico-administrativos realizados no ano base anterior ao evento de premiação.

Ascom/UFPB