Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove 1ª edição do Congresso Nacional Poéticas do Feminino na Literatura
conteúdo

Notícias

UFPB promove 1ª edição do Congresso Nacional Poéticas do Feminino na Literatura

publicado: 01/02/2022 18h20, última modificação: 02/02/2022 22h19
Evento terá palestras, simpósios temáticos, mesas-redondas e minicursos

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoverá, de 16 a 20 de maio, no formato online, o I Congresso Nacional Poéticas do Feminino. O evento, gratuito, será realizado por meio da plataforma Google Meet e contará com palestras, simpósios temáticos, mesas-redondas e minicursos

O I Congresso Nacional Poéticas do Feminino na Literatura é organizado pelo Grupo de Pesquisa LIGEPSI - Literatura, Gênero e Psicanálise, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPB) e com o Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV/UFPB), do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). O objetivo é congregar estudiosos e pesquisadores que se voltem sobre a alquimia do feminino, a partir dos mais diversos prismas teóricos, em sua ampla erupção na Literatura. 

O público-alvo da atividade são discentes, docentes e o público externo. Para submissão de trabalhos, o prazo para envio de resumo vai até o dia 30 de abril, e o artigo completo deve ser enviado até o dia 31 de maio. De acordo com o professor Hermano Rodrigues, coordenador do Grupo de Pesquisa LIGEPSI, os artigos aprovados e apresentados no evento serão publicados completos em um e-book de forma gratuita. 

A programação do evento contará com 10 simpósios cujas temáticas dialogam de maneira ampla com o universo feminino, como por exemplo os simpósios "escritoras afro-brasileiras e suas personagens transgressoras” e “as representações da mulher na literatura popular e Literatura infantil e juvenil: autoras e perspectivas estético-políticas”. 

As inscrições para ouvintes devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos Institucionais - SIGEventos da UFPB. As submissões de trabalhos devem ser feitas pelo site do evento. 

Sendo esta a primeira edição do congresso, trata-se de um evento inédito que assume relevância frente à farta literatura, assim como as faces e as versões assumidas pelo feminino. Introduzida, na Psicanálise, desde a sua origem nos estudos sobre a histeria, a busca por uma resposta sobre o "tornar-se mulher" ganhou um lugar central na teoria e na prática psicanalítica. 

A programação completa pode ser acessada no site do evento. Outras informações podem ser obtidas no Instagram do grupo LIGEPSI ou pelo e-mail: poeticasfeminino@gmail.com .

***
Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia