Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove ações de saúde e de conscientização em celebração ao Dia Mundial da Saúde
conteúdo

Notícias

UFPB promove ações de saúde e de conscientização em celebração ao Dia Mundial da Saúde

publicado: 04/04/2024 11h06, última modificação: 09/04/2024 15h50
Iniciativa oferecerá testagens e orientações de saúde gratuitamente na próxima terça-feira (16)

Foto Angélica Gouveia

ATUALIZAÇÃO: Devido a questões operacionais, a realização das atividades foi adiada para a próxima terça-feira, 16 de abril. A atualização do texto foi realizada no dia 09/04/2024, às 15h49.

Na próxima terça-feira (16), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferecerá testagens rápidas para detecção do vírus HIV e de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de ações e orientações de saúde. As atividades serão realizadas na próxima terça-feira (16), das 8h às 12h, no Centro de Vivência do Campus I, em João Pessoa, e estarão abertas a toda a comunidade universitária, por demanda espontânea. 

A iniciativa faz alusão ao Dia Mundial da Saúde, celebrado anualmente no dia 7 de abril, e está sendo organizada pelo Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS), em colaboração com a Pró-Reitoria de Promoção ao Estudante (Prape), a Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (CQVSST) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e o Centro Profissional Tecnológico - Escola Técnica de Saúde (CPT- ETS). 

Em sintonia com o tema deste ano, "Minha saúde, meu direito", o evento destaca a importância do direito universal ao acesso a serviços de saúde, educação, água potável, ar puro, alimentação saudável, moradia de qualidade, condições ambientais e de trabalho decentes, além de viver livre de discriminação.

O evento conta também com explicações sobre a importância da saúde e segurança no trabalho, divulgação da legislação vigente sobre o tema, demonstrações de equipamentos de proteção e oferta de orientações estratégicas para a prevenção em segurança e saúde, indo ao encontro do Movimento Abril Verde, mês de conscientização sobre prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. 

Para mais informações, os interessados podem procurar o CRAS Clínico I pelo telefone 3216-7194. 

Confira abaixo a programação completa: 

Dia Mundial da Saúde na UFPB (16/04 - 8h às 12h)

Orientações sobre prevenção do HIV/AIDS e ISTs e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Aconselhamento na Testagem

Responsável: Psicóloga Janine Jolanda (CQVSST/Progep)

Testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C

Responsáveis: Equipe do Centro de Testagem Rápida do Centro Profissional Tecnológico (CTR-CPT) e Enfermeiro Lourival Gomes (CQVSST/Progep)

Aferição de Pressão Arterial, Glicemia Capilar e Medidas Antropométricas

Responsáveis: Prof.ª Simone Helena dos S. Oliveira, Prof.ª Ivanilda L. Pedrosa (CPT/ETS) e Alunos de semiologia em enfermagem

Orientações sobre higiene bucal

Responsáveis: Prof. Vilson Lacerda Brasileiro Júnior (CPT/ETS)

Orientações sobre alimentação saudável

Responsáveis: Nutricionista Ana Caroliny Vieira da Costa (CQVSST/PROGEP)

Orientações sobre o autismo e alimentação

Responsáveis: Nutricionista Walkyria Medeiros (CRAS/UFPB)

Avaliação da bioimpedância

Responsáveis: Nutricionista Geovânia Menezes (CRAS/UFPB)

INBODY

Responsáveis: Prof. Allan Batista (CPT/ETS)

Movimento Abril Verde UFPB

Responsáveis: Germano de Oliveira, Janaina Bezerra Gouveia Silva, Renan Jamary Guimarães Pimentel (DIST/CQVSST/PROGEP)

* * *
Texto: Aline Ferreira
Edição: Vinícius Vieira
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB