Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove evento sobre estratégias de investimento na segunda-feira (21)

UFPB promove evento sobre estratégias de investimento na segunda-feira (21)

publicado: 17/02/2022 17h47, última modificação: 19/02/2022 01h20
Na ocasião, também haverá o lançamento e sessão de autógrafos da obra que inspirou a realização do evento, o livro “O investidor em ações de dividendos”

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), promoverá, nesta segunda-feira (21), palestra sobre estratégias, oportunidades de investimento e os caminhos para investir e ingressar no mercado financeiro. Os palestrantes, Felipe Pontes, e Orleans Martins, são professores e pesquisadores da UFPB, e integram o TC Traders Club, uma das maiores comunidades de investidores da América Latina.

O evento está sendo organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC), pelo Departamento de Finanças e Contabilidade e pelas coordenações dos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Atuariais, em colaboração com o TC Traders Club.

Na ocasião, haverá o lançamento e sessão de autógrafos do livro “O investidor em ações de dividendos” de autoria dos palestrantes.

A palestra intitulada de “O dividend investing como estratégia de investimentos para criar riqueza com empresas que crescem e pagam dividendos” acontecerá na próxima segunda-feira (21), às 9h, de forma presencial, no Auditório 211 do CCSA, no Campus I, em João Pessoa. Ao todo, 65 vagas foram disponibilizadas. As inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB até o dia 18 de fevereiro.

Segundo o coordenador do evento, o professor do Departamento de Finanças e Contabilidade e coord. do curso de Ciências Contábeis, Moisés Araújo Almeida, o evento é uma ótima oportunidade para pessoas que têm interesse no mercado financeiro. “Será enriquecedor para novos e experientes investidores, trazendo subsídio teórico, prático e científico no que diz respeito ao mercado financeiro”, explicou.

“Ademais, proporcionará aos participantes saber os requisitos e como se prepararem para ingressar no mercado financeiro, além de conhecer as oportunidades que este mercado oferece e gerar riqueza e patrimônio no mercado financeiro”, acrescentou Moisés.

A partir de diversas pesquisas nacionais e internacionais, a palestra pretende fornecer suporte teórico e prático para os investidores, apresentar as perspectivas de sucesso alcançadas pela estratégia de dividend investing, discutir as preocupações dos investidores quanto à estratégia e além disso, analisar ocorrências sobre o mercado brasileiro e internacional.

O livro “O investidor em ações de dividendos” ensina de forma simples e objetiva os caminhos para investir em ações de dividendos. A obra reúne a experiência e a vivência de mais de 10 anos de mercado financeiro, sala de aula e pesquisas científicas dos autores.

Felipe Pontes, um dos escritores, deu detalhes de como o livro pode ajudar diferentes investidores. “A primeira parte do livro é mais básica e filosófica, para nivelar as pessoas que têm pouca ou nenhuma experiência, de modo que elas consigam acompanhar bem a segunda parte do livro que é mais prática e avançada. Desta forma, o livro deverá agradar tanto os investidores mais experientes, quanto aqueles que estão apenas dando os seus primeiros passos”.

Orlean Martins adiantou um pouco do que os leitores poderão encontrar na obra.  “Os leitores do livro terão um compilado da experiência de mais de 10 anos dos autores como pesquisadores, professores, investidores e gestores de recursos de terceiros. Este é um grande diferencial do livro, que traz também mais de 200 exemplos e casos reais que os autores vivenciaram de alguma forma. A obra também tem o prefácio, escrito por Lírio Parisotto, um dos maiores investidores individuais do Brasil”.

Felipe também comentou brevemente sobre o que abordará na sua fala com os presentes, durante a palestra. “No evento, eu vou falar sobre estratégias de investimentos, especialmente o Dividend Investing, que é o que tratamos no livro, em que é possível investir buscando receber dividendos, mas também ganhando capital com a valorização das ações.

Conforme o professor, esse é um mito dos investimentos, em que as pessoas acreditam ou que podem ganhar dinheiro com dividendos ou que podem ganhar dinheiro com a valorização das ações. “Vou mostrar que é possível fazer os dois. Além disso, vou falar sobre como os alunos da UFPB e demais participantes do evento poderão ingressar no mercado de capitais como analistas, por exemplo”, disse.

Para mais informações sobre o evento, basta entrar em contato com a coordenação do Curso de Ciências Contábeis por meio do endereço de e-mail:  contabeis@academico.ufpb.br.

Período de inscrições: 14/02/2022 a 18/02/2022

Realização das inscrições: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/extensao/consulta_extensao.jsf

Data da Palestra: 21/02/2022

Local do evento: Auditório 211 do CCSA