Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove Semana da Física com oficinas e palestras

UFPB promove Semana da Física com oficinas e palestras

publicado: 13/07/2022 11h24, última modificação: 13/07/2022 11h24
Evento acontecerá entre os dias 8 e 12 de agosto

Foto: Angélica Gouveia

O Centro Acadêmico de Física da Universidade Federal da Paraíba (Cafis/UFPB), em parceria com o Programa de Educação Tutorial do curso de Física, (PET FÍSICA/UFPB) estará promovendo gratuitamente, entre os dias 8 e 12 de agosto, a Semana da Física.

O evento tem como objetivo oferecer ao público da graduação em física palestras, oficinas e atividades que expandam os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ajudem a desenvolver algumas habilidades experimentais práticas e aproximem seu contato com as áreas de pesquisa. Apesar desse público-alvo, qualquer pessoa que tenha interesse pelo tema poderá se inscrever e participar.

Nesse ano, a Semana da Física da UFPB ocorrerá de forma presencial, apesar de contar com palestrantes que participarão do evento de forma remota, visto que alguns dos convidados residem e lecionam em outros estados.

Os interessados devem realizar a sua inscrição, até o dia 28 de julho, por meio do link disponibilizado pela Cafis. Aqueles participantes que não tiverem condições de assistir ao evento presencialmente, após o cadastro no evento, receberão os links das palestras remotas. Haverá a emissão de certificados.

Este ano, a edição retoma as apresentações de trabalhos. Para participar da sessão de comunicações, basta o interessado submeter, pelo link de inscrições, um resumo de algum projeto de PIBIC, docência, extensão, PET que o mesmo tenha participado. O material será avaliado pelo comitê do evento e, posteriormente, o inscrito será informado da aprovação de sua participação.

Na ocasião, o PET Física oferecerá aos estudantes duas oficinas, que serão realizadas no terceiro dia do evento, uma de física experimental, voltada ao estudo da viscosidade de fluídos, e a outra computacional, voltada para estudos de biomecânica.

Programação da Semana da Física:

Dia 1 (8/08): Credenciamento, cerimônia de abertura e palestra

Dia 2 (9/08): Dia da quântica - Temas relacionados a mecânica quântica como computação quântica, teoria quântica de campos e física de partículas.

Dia 3 (10/08): Dia do Ensino - Temas ligados ao ensino e divulgação científica, além de pautas como igualdade e diversidade no meio científico.

Dia 4 (11/08): Dia da Gravitação - Temas associados ao macro-cosmos como cosmologia, astrofísica de partículas, astronomia, relatividade, etc.

Dia 5 (12/08): Dia da Óptica - Temas associados à área como interação luz/matéria, óptica não linear, e encerramento do evento.

Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins