Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promoverá seminário com o tema “As Mulheres e a Ciência”

UFPB promoverá seminário com o tema “As Mulheres e a Ciência”

publicado: 18/03/2022 18h38, última modificação: 21/03/2022 17h55
Inscrições para o II Seminário Mulheres Nipam já estão abertas. Evento acontece dia 24 de março

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) por meio do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Ações sobre Mulheres e Relações de Sexo e Gênero (Nipam) do Centro de Educação (CE) promoverá, no dia 24 de março, em comemoração ao mês das mulheres, um debate temático virtual sobre as contribuições das mulheres para o desenvolvimento das ciências.

Os interessados devem se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos – SIGEventos. Não há limite de vagas. As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis. Haverá emissão de Certificado de Participação pela UFPB para os participantes que se cadastrarem no evento.

As palestras virtuais serão transmitidas por meio do canal do YouTube do Centro de Educação. Após cada apresentação dos palestrantes, serão abertos espaços para debate e interações entre os participantes.

A programação será iniciada às 18h30 e vai até as 21h30. Em sua segunda edição, o Seminário aborda “As Mulheres e a Ciência”, com o objetivo de evidenciar as contribuições das mulheres ao longo da História da humanidade para o desenvolvimento das ciências.

Mediada pela Profa. Maria Eulina Pessoa de Carvalho, do Departamento de Habilitação Pedagógica, a mesa redonda contará com a participação de pesquisadoras da UFPB, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que discutirão a participação e o reconhecimento feminino na trajetória científica.

Como explica a coordenadora do Nipam, Anita Leocádia Pereira, o desejo de dialogar sobre essa temática parte da importância do papel feminino ao longo dos anos na produção de ciência.

“Entendemos que a invisibilização é uma das formas de violência contra as mulheres. Em um momento de pandemia, por exemplo, pudemos ver que muitas mulheres estavam engajadas no trabalho da infectologia e no desenvolvimento das vacinas. As mulheres passaram a ser vistas como cientistas como nunca antes. Por isso, devemos incentivá-las para a trajetória de participação e colaboração na ciência”.

O primeiro seminário Mulheres Nipam aconteceu em abril de 2021 e teve como tema "Mulheres: Desafios e Superações”. Segundo a coordenadora, a grande participação de mulheres na primeira edição motivou a realização de um novo seminário neste ano.

O convite para a participação no evento se estende à comunidade docente, discente, técnica administrativa da UFPB e público externo em geral que deseje dialogar sobre os direitos das mulheres, em todos os espaços.

Mais informações estão disponíveis no SIGEventos.

Reportagem: Mellody Oliveira e Mariani Galdino
Edição: Aline Lins