Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB prorroga prazo do Programa UFPB no seu Município com 130 bolsas

UFPB prorroga prazo do Programa UFPB no seu Município com 130 bolsas

publicado: 10/05/2024 11h31, última modificação: 10/05/2024 11h31
Submissão de projetos pode ser feita até terça-feira (14) e valor da bolsa é de R$ 700,00 mensais

Foto: Gustavo Ribeiro

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)  prorrogou, até a próxima terça-feira (14), o prazo de submissão dos projetos ao Programa UFPB no seu Município. Estão sendo ofertadas até 130 bolsas, no valor de R$ 700,00 mensais, com vigência de sete meses, compreendendo de junho a dezembro de 2024. O objetivo do programa é a interiorização das ações de extensão da Universidade.

O Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, reforça que o intuito da iniciativa é realizar a interiorização da Extensão Universitária por meio da identificação da realidade socioeconômica, cultural e ambiental dos municípios paraibanos, de forma a contribuir com o fortalecimento de políticas públicas e promover o desenvolvimento sustentável e fortalecer as comunidades para a melhoria da sua qualidade de vida.

O programa é disciplinado pelo edital de Nº 09/2024. As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Por se tratar de um programa de interiorização da Universidade, o programa é destinado, exclusivamente, a projetos que sejam executados em municípios paraibanos com população inferior a 150 mil habitantes, estreitando laços com as gestões municipais, as instituições públicas e/ou privadas, as comunidades e grupos sociais desses municípios.

Para a titular da Proex, Profa. Berla Moraes, o trabalho nos municípios paraibanos de pequeno e médio porte permite que o Programa UFPB no Seu Município se destaque na promoção do desenvolvimento regional do Estado.

“Em 2023, o Programa alcançou dezenas de municípios no entorno dos quatro campi da UFPB, seja no Brejo paraibano, no Litoral e no Vale do Mamanguape, assim como cidades do interior, transformando realidades, valorizando saberes e a cultura local. Para esta edição de 2024, esperamos que nosso corpo docente e técnico-administrativo submetam suas propostas destacando o compromisso social da UFPB e reafirmando que, do litoral ao sertão, a Universidade Federal da Paraíba faz extensão”, pontuou a Pró-reitora.

A carga horária total que os bolsistas e voluntários selecionados deverão cumprir é de, respectivamente, 560 e 360 horas.

Como forma de delinear a realização das ações de extensão no Programa UFPB no seu Município, os proponentes deverão optar por um dos seguintes Eixos Temáticos:

Eixo Temático I – Cultura e Desenvolvimento Regional;

Eixo Temático II – Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável;

Eixo Temático III – Internacionalização para o Desenvolvimento Regional;

Eixo Temático IV – Desenvolvimento regional sustentável – meio ambiente, saneamento integrado e acesso à água;

Eixo Temático V – geração ação de Trabalho e Renda por meio do Apoio e Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários.

Para mais informações sobre o processo seletivo e outras dúvidas sobre o Programa UFPB no seu Município, o interessado deve ler o edital e entrar em contato com a Proex pelo e-mail: secretariacopac@proex.ufpb.br

Texto David Kevin
Edição: Aline Lins