Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB publica edital com 29 vagas para professor substituto

UFPB publica edital com 29 vagas para professor substituto

publicado: 13/06/2023 19h44, última modificação: 13/06/2023 19h44
A seleção constará de prova didática e prova de títulos

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou edital de processo seletivo simplificado para professor substituto. São 29 oportunidades nas mais diversas áreas do conhecimento, e as inscrições deverão ser realizadas na secretaria do departamento responsável pela área objeto do processo seletivo entre os dias 21 e 30 de junho de 2023.

O edital, assinado pelo Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, foi publicado e está disponível no site da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). O Reitor destacou sua grande satisfação em apoiar essa ação no sentido de promover a renovação dos quadros da UFPB. “Ainda que uma renovação de forma temporária, mas é importante para a Universidade, de forma a dar oportunidade para que esses profissionais possam escolher a UFPB e ter a chance de saber se é esse efetivamente o campo que escolhem - o ensino, a pesquisa e a extensão”, disse o professor Valdiney Gouveia.

Para participar do processo seletivo simplificado, o valor da taxa de inscrição é de R$ 60 para regime de trabalho de 20 horas semanais e de R$ 85 para regime de trabalho de 40 horas semanais. Segundo o edital, os pedidos de isenção poderão ser efetuados pessoalmente pelo candidato, por procuração ou por via postal (tipo Sedex), entre os dias 21 e 22 de junho de 2023.

Serão aceitas inscrições efetuadas pessoalmente pelo candidato, por procuração ou por via postal. No ato da inscrição, é necessário que o candidato apresente, requerimento de inscrição, disponibilizado pela secretaria do departamento responsável pela seleção, comprovante de recolhimento da taxa de inscrição, CPF, Cópia de documento oficial de identidade com foto, Curriculum vitae ou lattes devidamente comprovado; além de foto 3x4 recente.

As vagas são para as áreas de conhecimento de antropologia, Língua Espanhola e suas Literaturas, Língua Francesa, Língua Inglesa e Estágio Supervisionado, Literaturas e Língua Inglesa, Psicologia Clínicas e Neurociências, Doenças infectocontagiosas, Endocrinologia/Internato, Pediatria, Projetos de pesquisa e extensão do Campo; Projeto, expressão e representação gráfica; ciência de alimentos, construção civil, estruturas, processamento de materiais, saúde da criança e adolescente, algoritmos, linguagem de programação e estrutura de dados, gastronomia e cultura; biologia vegetal, bioquímica, diagnóstico por imagem e semiologia veterinária, infraestrutura para sistemas de informação, secretariado executivo, Letras- Língua Inglesa, Libras, Língua Portuguesa e linguística.

O professor substituto fará jus ao pagamento da Retribuição por Titulação de acordo com a titulação exigida no edital de abertura do processo seletivo. A remuneração será nas classes e níveis iniciais da carreira do Magistério Superior regulamentada pela Lei nº 12.772/2012, e o vencimento básico será acrescido de auxílio-alimentação podendo chegar até R$ 4.497,21 para professor adjunto em regime de trabalho de 20h semanais, com titulação de doutor.

A seleção constará de prova didática e prova de títulos. As provas serão realizadas segundo cronograma específico de cada departamento acadêmico, conforme estabelecido no edital nº 39/2023 da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

Na seleção haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência e pessoas pretas ou pardas. Os candidatos deverão conferir no edital quais áreas oferecem as vagas reservadas. As contratações serão feitas pelo prazo determinado de até um ano, podendo ser prorrogadas até o limite legal.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins