Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB publica edital da V Olimpíada Brasileira de Educação Financeira

UFPB publica edital da V Olimpíada Brasileira de Educação Financeira

publicado: 07/08/2023 16h09, última modificação: 07/08/2023 16h09
Inscrições devem ser realizadas até o dia 25 de agosto

Foto: Freepik

Foi publicado o edital da 5ª edição da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira, competição promovida pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba (CCSA/UFPB), com o apoio da Reitoria da UFPB.

Realizado por meio do Departamento Departamento de Finanças e Contabilidade (DFC) e do projeto de extensão Educação Financeira para Toda a Vida, em parceria com universidades e institutos de vários estados do Brasil, o evento é destinado a estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados nos ensinos fundamental, médio e técnico.

Conforme o Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, esse tipo de iniciativa é muito importante por aproximar os estudantes da educação financeira e fomentar o conhecimento, o engajamento dos alunos, bem como fortalecer a cidadania.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelas escolas até o dia 25 de agosto. A competição será dividida em cinco níveis: alunos do 2º ao 3º ano do ensino fundamental I (nível 1); alunos do 4º ao 5º ano do ensino fundamental I (nível 2); alunos do 6º ao 7º ano, do ensino fundamental II (nível 3); alunos do 8º ao 9º ano do ensino fundamental II (nível 4); e alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio e 4º ano técnico (nível 5).

A Olimpíada ocorrerá em três fases, por meio da aplicação de provas objetivas. Os exames da primeira fase serão aplicados, de forma remota (por meio da plataforma Google Forms), entre os dias 11 e 15 de setembro, com datas diferentes para cada um dos cinco níveis.

O resultado da primeira etapa, com os nomes dos candidatos aptos a participarem da segunda fase da competição, será publicado na página do projeto de extensão a partir do dia 22 de setembro.

O exame da segunda fase será aplicado no dia 5 de outubro, de forma presencial. Já a terceira e última fase ocorrerá no dia 28 de outubro, também presencialmente. O calendário completo da Olimpíada está disponível no edital.

Os participantes das fases 2 e 3 da Olimpíada receberão certificado de participação. Em cada nível, os alunos que obtiverem os melhores resultados receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Os estudantes dos níveis 4 e 5 que forem premiados com medalhas terão direito à participação em um curso de educação financeira.

Mais informações podem ser obtidas junto à Coordenação Geral da competição, pelo e-mail edufinanceiraprobex@gmail.com ou pelo Instagram do projeto.

Texto: Milena Dantas
Edição: Aline Lins