Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB publica edital para concessão de auxílios a estudantes de pós-graduação em Areia e Bananeiras

publicado: 27/06/2023 17h36, última modificação: 27/06/2023 17h36
Os alunos selecionados terão direito a residência e restaurante universitário, de forma cumulativa

Foto: Cristiane Ribeiro

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou um edital conjunto da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) de processo de seleção para acesso à residência universitária e ao restaurante universitário, destinado a alunos de mestrado e doutorado dos campi de Areia e Bananeiras.

Com a ação, o objetivo da Reitoria da UFPB é evitar a evasão e a retenção no âmbito da pós-graduação, segundo explica o Pró-reitor de Pós-graduação, professor Luiz Medeiros.

Estão sendo ofertadas 20 vagas para concessão dos dois auxílios, de forma cumulativa, sendo 12 vagas para o campus II (Areia) e oito para o campus III (Bananeiras). Metade das vagas é destinada à residência para as mulheres e a outra para os homens.

Podem requerer os auxílios os alunos regularmente matriculados exclusivamente em cursos de mestrado ou doutorado nos campi citados, que possuam renda familiar bruta per capita de até um salário-mínimo e meio e que não possuam bolsa de estudo paga pela UFPB ou por agências de fomento e órgãos conveniados.

Além disso, estudantes do Campus II não podem ter núcleo familiar com residência na cidade de Areia, assim como estudantes do Campus III não podem ter núcleo familiar com residência nos municípios de Bananeiras ou Solânea.

As inscrições devem ser efetuadas no período de 3 a 9 de julho, somente por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os procedimentos para a realização da inscrição, incluindo a lista dos documentos que os candidatos devem apresentar, estão descritos no edital.

Segundo destaca o Pró-reitor de Assistência e Promoção ao Estudante, professor Alfredo Rangel, este já é o segundo edital voltado para os discentes de pós-graduação. No ano passado, lançamos o primeiro edital voltado a estudantes de pós-graduação, para acesso às residências universitárias e restaurantes universitários. Este ano estamos renovando a ação, inicialmente para os campi II e III, onde há uma demanda maior dos estudantes de pós-graduação por esse tipo de auxílio”, esclarece o docente.

Para os campi II e II, a classificação dos estudantes ocorrerá segundo os indicadores de vulnerabilidade socioeconômica listados no edital do processo seletivo. Os alunos selecionados serão contemplados com o acesso à residência e ao restaurante universitário de forma cumulativa, não envolvendo pagamento de auxílio em pecúnia.

A divulgação da análise socioeconômica será realizada no dia 17 de julho e o resultado preliminar será publicado no dia 26 de julho, nas páginas da PRPG e da Prape. O resultado definitivo será divulgado, nos mesmos endereços eletrônicos, no dia 2 de agosto.

Texto: Milena Dantas
Edição: Aline Lins