Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB publica Manual de Creditação de Extensão
conteúdo

Notícias

UFPB publica Manual de Creditação de Extensão

publicado: 02/09/2022 17h17, última modificação: 02/09/2022 17h17
O manual foi desenvolvido para fornecer suporte aos gestores dos cursos acerca das ações sobre a integralização da extensão nos currículos

Foto: Divulgação

Com o objetivo de dar suporte aos cursos de graduação no processo de implantação da extensão nos Projetos Pedagógico dos Cursos (PPCs), a Pró-reitoria de Extensão (Proex) e a Pró-reitoria de Graduação (PRG)  da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicaram, com o apoio da Editora da UFPB, o Manual de Creditação da Extensão. 

Confira o Manual de Creditação da Extensão

O manual foi pensado e desenvolvido para auxiliar os gestores dos cursos acerca das reflexões e ações sobre a integralização da extensão nos currículos e está pautado pela Resolução nº 07 de 2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE) e pela Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) nº 2 de 2022, que dispõe sobre a Política de Creditação na UFPB. 

Essas resoluções inserem a extensão como atividade obrigatória em todos os cursos e para todos os discentes, de forma a trazer para a prática a articulação entre o ensino e a extensão.

Com uma linguagem interativa, o manual apresenta informações sobre a creditação da extensão, ajuste curricular, caracterização dos componentes curriculares e sobre o processo de avaliação da creditação da extensão no currículo. 

O material apresenta ainda exemplos, possibilidades, conceitos e breves reflexões. É possível encontrar também o fluxograma das ações de extensão, o qual aponta como se dará o parecer da PRG e da Proex.

No que se refere à importância da creditação e ao desenvolvimento do manual, a Profa. Silvana Maciel, Pró-reitora de Graduação, afirmou que a creditação é fundamental para fazer a integração da extensão com o ensino. “Assim, a PRG e a Proex estão trabalhando de forma articulada para dar todas as orientações aos cursos. Para atendermos a todos, realizamos uma jornada nos campi e centros da instituição e, assim, idealizamos o manual”, pontuou a Profa. Silvana. 

Conforme a Pró-reitora de Extensão, Profa. Berla Moraes, com a publicação da Resolução Consepe nº 2 de 2022, a comunidade acadêmica, em especial os gestores dos cursos de graduação e Núcleos Docentes Estruturantes, demandava as duas Pró-reitorias acerca de orientações e esclarecimentos de como inserir a extensão nos currículos. “É um processo inédito na UFPB e sabemos que, mesmo não esgotando todas as dúvidas, a elaboração do manual de creditação produzido conjunto com a PRG apresenta, de forma mais ilustrativa, informativa e interativa, informações para a comunidade acadêmica de como ocorrerá o processo e as possibilidades de implantação da extensão no currículo”.

As pró-reitoras, por meio de ofício circular Proex nº 119/2022 enviado a toda comunidade acadêmica, alertam sobre os fluxos processuais e prazos. “Alertamos que existe uma tramitação de fluxos processuais administrativos para que o Projeto Pedagógico do Curso - PPC possa passar pelas Pró-reitorias de Graduação e de Extensão, até a chegada ao Consepe, para apreciação e votação até a segunda quinzena de dezembro, de forma que precisamos de tempo hábil para que estas instâncias analisem os PPCs”, comentou a Profa. Silvana.

É preciso observar os prazos para ajustes dos Projetos Pedagógicos dos Cursos - PPCs de graduação, com prazo final de implantação em dezembro de 2022. Desta forma, os processos devem ser enviados para análise até o mês de novembro de 2022.

Dúvidas sobre o processo de creditação da extensão podem ser esclarecidas  presencialmente nas pró-reitorias ou ainda por meio dos seguintes contatos: (83) 3216-7990 (contato PRG), e-mail: cca@prg.ufpb.br, (83) 3216-7135 (contato Proex) e e-mail atendimentoproex@proex.ufpb.br

* * *
Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação