Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB reabre Restaurante Universitário do Campus de Bananeiras e marca retomada do serviço para estudantes

publicado: 06/06/2022 17h38, última modificação: 07/06/2022 11h35
No dia 27 de junho, está prevista a inauguração das unidades dos campi I e IV

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) reabriu, nesta segunda-feira (06), o Restaurante Universitário do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), localizado no Campus III, em Bananeiras. A cerimônia de reabertura, promovida pela Superintendência de Restaurantes Universitários, contou com a presença do Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, e com o apoio da Direção do CCHSA.

O RU de Bananeiras, que passou por reforma, é a primeira unidade a ser reaberta, após o período em que as atividades dos restaurantes foram suspensas devido à paralisação das aulas presenciais durante a pandemia. Completamente forrado e climatizado, foram realizadas a manutenção no piso e portas de vidro do restaurante, substituindo as portas de madeira, pintura externa e interna, manutenções nas instalações elétrica e hidráulica, reestruturação dos estoques, agora com prateleiras de alvenaria, criação de depósito para materiais de limpeza, além da melhoria do fluxo de usuários.

De acordo com o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, o CCHSA e o Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) são exemplos de eficácia na administração pública. “O nosso papel, na UFPB, é fazer com que cada um dos campi receba o mesmo tratamento, porque, o que nós queremos, é que a UFPB cresça, e só pode crescer se tivermos a colaboração de vocês”, afirmou o Reitor.

No dia 27 de junho, está prevista a inauguração do Restaurante Universitário do Campus I, em João Pessoa, e do Restaurante Universitário do Campus IV, localizado em Rio Tinto e Mamanguape.

“E no decorrer do semestre, teremos a inauguração do Campus II (Areia), que está terminando as reformas, pois os trabalhos foram além do que prevíamos e queremos entregar em condições”, informou o Reitor.

O Diretor do CCHSA, Prof. George Beltrão da Cruz, destacou a importância da reabertura do RU, o que ele considera uma ação de elevada magnitude, tendo em vista a situação socioeconômica dos estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), que vêm do ensino médio, bem como dos estudantes de graduação. Segundo ele, a iniciativa vai oportunizar aos estudantes uma melhor assistência e, certamente, vai impactar na melhoria das atividades que esses discentes vão desempenhar, tanto no processo de ensino, pesquisa como extensão.

“Fico feliz por ser a primeira unidade da UFPB oportunizando aos estudantes o retorno a esse item de assistência estudantil que nós consideramos primordial. São estudantes de elevada vulnerabilidade, para quem a reabertura desse restaurante vai trazer uma melhor segurança para sua manutenção no nosso Centro”, disse o Diretor, agradecendo à SRU, à Reitoria, à Prape e à equipe do CCHSA pelo empenho para reabertura do equipamento.

O RU fornecerá café da manhã, almoço e jantar aos discentes. O serviço é destinado aos estudantes selecionados através de editais específicos emitidos pela Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) e pela Direção do CAVN.

O Pró-reitor de Assistência e Promoção ao Estudante, Prof. Alfredo Rangel, explicou que a reabertura do Restaurante Universitário do Campus III, do CCHSA, é um marco do retorno dos estudantes em situação de vulnerabilidade às atividades presenciais e marca, também, uma sequência de reaberturas que acontecerão ao longo deste mês de junho.

“Durante a pandemia, os restaurantes universitários permaneceram fechados em virtude da suspensão das atividades acadêmicas presenciais, do fechamento do Campus. Então, esse evento marca a retomada, a reabertura dos restaurantes universitários”, afirmou o Prof. Alfredo. De acordo com ele, foram observadas melhorias nos aspectos nutricional, qualitativo, nos cuidados com a biossegurança, entre outros itens.

A superintendente da SRU, Daniela Karla Medeiros Vasconcelos, comentou, ainda, sobre o incremento no cardápio com inclusão de opções para atendimento aos públicos vegetariano e vegano.

O estudante Edilson Artur, estudante do CAVN, afirmou que, com a reabertura do RU, ele não vai mais enfrentar a “correria” que enfrenta para fazer comida no alojamento, além de ter uma melhoria na qualidade da sua alimentação.

Foto: Oriel Farias

Para a estudante Raiane Silva, também do CAVN, a reabertura do RU em Bananeiras possibilitará com que ela possa realizar as refeições diariamente, o que até então não era possível devido à incompatibilidade com as aulas. “Não dava tempo a gente comer, eu mesma teve dia que não almocei nem jantei porque não dava tempo fazer. Com a reabertura do restaurante, é top demais, porque a gente vai ter direito a café da manhã, almoço e, à noite, janta, é espetacular, minha gente, eu esperei muito por esse momento, estou muito feliz!”, comemorou a aluna.

Também participaram da reabertura o Pró-reitor de Pós-Graduação, Prof. Fernando Perazzo, e o Vice-diretor do CAVN, Rodrigo Ronelli.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Oriel Farias