Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza aula inaugural com o presidente do CNPq Evaldo Ferreira Vilela

UFPB realiza aula inaugural com o presidente do CNPq Evaldo Ferreira Vilela

publicado: 18/02/2022 14h25, última modificação: 18/02/2022 14h25
Com o tema "O avanço do conhecimento, o futuro e você!”, a aula acontecerá na segunda-feira (21), das 14h30 às 15h30

Evaldo Ferreira Vilela. Foto Acervo Fapemig.jpeg

Para marcar o início do período letivo regular de 2021.2, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoverá, nesta segunda-feira (21), no horário das 14h30 às 15h30, a aula inaugural "O avanço do conhecimento, o futuro e você!", que será ministrada pelo professor doutor, pesquisador e Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Ferreira Vilela.

A comunidade acadêmica da UFPB poderá acompanhar o evento de boas-vindas ao novo semestre letivo pela internet, por transmissão ao vivo realizada no canal da TV UFPB, no YouTube.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, destacou o fato do Professor Evaldo Vilela ser uma referência nacional, tendo sido reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), uma das grandes escolas brasileiras, sobretudo no campo das ciências agrárias e correlatas. Além disso, ocupou posições de destaque como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e presidiu o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Evaldo Vilela é de uma ampla visão, tem uma formação sólida e traz uma ampla experiência e, certamente, vai nos ajudar a pensar o nosso futuro. É uma aula que eu considero imperdível, efetivamente instrutiva, que colabora e engrandece a cada pessoa”, afirmou o Prof. Valdiney Gouveia.

O professor e pesquisador Evaldo Ferreira Vilela dedica-se às áreas de Agricultura, Entomologia, Ecologia Química e Comportamento de Insetos, Controle Biológico, além da Inovação Tecnológica, tendo criado o Sistema Mineiro de Inovação (SIMI) e atuado no Comitê Gestor do SEED - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development.

É importante não somente para os nossos estudantes, mas também para os nossos professores, para os nossos técnicos e para a população em geral. Estamos falando de um pesquisador de referência, é importante que se conheça essa perspectiva de quem está na pesquisa, mas não só, está à frente do principal órgão de pesquisa e de ciência no país, que se chama CNPq”, pontuou o Prof. Valdiney Gouveia.

Formado em agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde já foi reitor entre 2000 e 2004, Evaldo Vilela é mestre em entomologia pela Universidade de São Paulo; e doutor em ecologia química pela Universidade de Southampton, Inglaterra.

Na UFV, onde é professor titular, Evaldo foi Chefe do Departamento de Biologia Animal, Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e criador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Entomologia e Biologia Animal.

Evaldo também foi Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil e da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária. Foi secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (2007 – 2014) e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), cargo que ocupava desde 2015. É presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Além disso, Evaldo Vilela é membro fundador do Centro de Biotecnologia Aplicada à Agricultura (Biagro), onde desenvolveu projetos de pesquisa, publicação de artigos científicos referenciados, além de intercâmbio com instituições internacionais, como estágios nas Universidades de Tsukuba, California-Davis e Nurenberg-Erlangen.

O pesquisador é também membro de Comitês Assessores do CNPq, CAPES, FAPEMIG e FINEP; foi membro da CTNBio, do Comitê do PRONEX, da Comissão Nacional dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT); do Comitê de Avaliação Externa da Embrapa Cenargen. Membro da Academia Brasileira de Ciências, ele foi condecorado com a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico concedida pela Presidência da República.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins