Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza aula inaugural do curso FIC de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis
conteúdo

Notícias

UFPB realiza aula inaugural do curso FIC de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis

publicado: 05/07/2023 15h40, última modificação: 05/07/2023 15h46
A formação, que começou nesta terça (4), será realizada em 4 meses

Foto: Vinícius Vieira

O Centro Profissional e Tecnológico – Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com o Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR),  realizou, nesta terça-feira (4), a aula inaugural do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Instalador de sistema fotovoltaico). 

A mesa de abertura da solenidade, presidida pela Vice-Reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, contou com as participações do superintendente da educação básica técnica e tecnológica da UFPB, Prof. Jairo de Pontes Gomes, da diretora do CPT-ETS, Profa. Soraya Franco, do diretor do CEAR, Prof. Euler Macedo, e da coordenadora do Programa Qualifica Mais EnergIFE na UFPB, Profa. Fábia Danielle Medeiros e Silva. 

Na sua fala durante a solenidade, a coordenadora do Programa Qualifica Mais EnergIFE na Universidade, Profa. Fábia Danielle Medeiros e Silva, deu as boas-vindas aos novos alunos do CPT-ETS e comentou que este curso FIC é o primeiro que o Centro realiza em parceria com outras unidades da UFPB, neste caso, o CEAR. 

Em seguida, o diretor do CEAR/UFPB, Prof. Euler Macedo, destacou o cenário favorável de empregabilidade na área das energias renováveis, afirmando que existe a possibilidade de rápida absorção, pelo mercado de trabalho, dos profissionais formados neste curso FIC.

Já a diretora do CPT-ETS, Profa. Soraya Franco ressaltou que o desejo da equipe é de que todos os discentes possam concluir o curso e tenham suas vidas verdadeiramente transformadas a partir desta formação. Na mesma linha falou o Superintendente da educação básica técnica e tecnológica da UFPB, Prof. Jairo de Pontes, afirmando que esta formação profissional pode proporcionar uma mudança na realidade social dos alunos. 

Encerrando as falas das autoridades da mesa, a Vice-Reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, reconheceu a dedicação dos professores e servidores dos Centros da Universidade envolvidos na idealização do projeto.

 

“Gostaria de agradecer aos diretores, que se empenharam nesta ideia, e aos professores, por dedicarem seu tempo preparando as aulas. Tenho certeza de que a retribuição que os docentes mais desejam é ver seus alunos empregados, podendo ter autonomia financeira para suas famílias, por meio de um curso que eles prepararam”, observou a Profa. Liana. 

Após a mesa de abertura, os alunos e as autoridades presentes assistiram à palestra ‘Mercado Paraibano de Geração Distribuída’, proferida pelo diretor comercial da empresa SmartSun Energia Solar, o engenheiro elétrico Bayron Silveira. 

Sobre o curso FIC de Eletricista de Sistema de Energias Renováveis

De acordo com o professor Kleber Oliveira, professor do CEAR e supervisor do curso FIC, inscreveram-se para o curso mais de 450 candidatos. Desses, foram selecionados 100 participantes, alocados em duas turmas com 50 alunos em cada. A primeira turma iniciou as atividades letivas nesta terça-feira (4) e o encerramento deverá acontecer na segunda quinzena do  mês de outubro. As aulas da segunda turma serão iniciadas no mês de agosto e a conclusão do curso pela segunda leva de estudantes deverá acontecer em dezembro.  

Os alunos desta capacitação, cuja carga horária total é de 200h, cursarão disciplinas de várias áreas do conhecimento, como eletricidade básica, montagem de sistemas fotovoltaicos e empreendedorismo. 

As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, no período noturno, das 18h às 22h. Nos sábados, as atividades serão realizadas nos turnos matutino e vespertino, das 8 às 12h e das 13 às 17h. 

Para que possam concluir a formação, os estudantes receberão auxílios-alimentação e transporte no total de R$ 10 por dia letivo, condicionados à presença no curso. Os recursos para a assistência estudantil vêm da Bolsa-Formação, financiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da linha de fomento Qualifica Mais EnergIFE, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). 

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Fotos: Vinícius Vieira
Ascom/UFPB