Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza entrega de equipamentos tecnológicos para polos da Universidade Aberta do Brasil

publicado: 30/11/2023 16h41, última modificação: 30/11/2023 16h41
Foram contemplados os polos de Araruna, Duas Estradas, João Pessoa e Pitimbu

Foto: Angélica Gouveia

Na manhã desta quinta-feira (30), ocorreu, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o III Encontro Semestral do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) da UFPB. Na ocasião, a universidade entregou oficialmente 54 novos equipamentos de informática, entre notebooks e monitores, para os coordenadores de 04 pólos do Programas UAB na Paraíba, realizando a transferência de patrimônio.

O evento ocorreu no auditório da Superintendência de Educação a Distância da UFPB (SEAD) e reuniu coordenadores e tutores dos polos UAB de todo o Estado. Simbolizando a entrega os coordenadores dos polos Araruna, Duas Estradas, João Pessoa e Pitimbu receberam um dos equipamentos das mãos do Reitor da UFPB Valdiney Gouveia, que convidou o coordenador-geral de Articulação de Programas e Cursos EaD da Capes, Luiz Alberto Rocha de Lira, para acompanhá-lo na entrega.

Os equipamentos foram adquiridos pela UFPB por meio do investimento de R$ 158 mil, montante proveniente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Do total de equipamentos entregues, 34 deles (24 notebooks e 10 monitores) serão destinados às Coordenações da UAB na UFPB, localizadas no Campus de João Pessoa. Os outros 20 itens (16 notebooks e 4 monitores) vão para os Pólos de Apoio Presencial da UAB nos municípios de Araruna, Duas Estradas, João Pessoa e Pitimbu.

Também estiveram presentes na solenidade a Pró-reitora de Graduação, Silvana Maciel, a Superintendente de Educação a Distância da UFPB, Raíssa Dália Paulino; o Coordenador-geral da UAB na UFPB, Ismael Ivan Rockenbach; a Coordenadora Adjunta da UAB na UFPB, Joelma Morais Ferreira; a coordenadora de tutoria UAB na UFPB, Márcia Fonseca; e a coordenadora de Estágios da UFPB, Marçonilia Arnoud.

Durante o evento, o Reitor da UFPB ressaltou que a reunião de tantos atores que fazem parte da UAB e da Reitoria demonstra a relevância desse programa. “Isso demonstra a importância que a Universidade Aberta do Brasil tem para a UFPB”, disse ele. O Reitor também agradeceu a parceria com a Capes, o trabalho da coordenação da UAB/ UFPB e da SEAD, bem como a atuação de cada uma das equipes presentes, que são essenciais para o trabalho nos pólos.

Segundo o professor Ismael Ivan Rockenbach, a doação dos equipamentos possibilitará a revitalização dos parques tecnológicos dos polos UAB na Paraíba.

“A doação permitirá uma atualização do parque tecnológico desses pólos que nos dão esse apoio importante, na qual o aluno efetivamente realiza suas avaliações, trabalho de conclusão e atividades de laboratório, então, esse momento foi extremamente importante”, disse o coordenador.

A UFPB participa do Sistema de Universidade Aberta do Brasil desde 2006, quando foi lançado o primeiro edital que inaugurou o sistema, de acordo com Luiz Alberto Rocha de Lira, da Capes, desde então cerca de 6 mil alunos foram formados pelo sistema UAB na UFPB, considerando os 19 polos, reforçando a presença da universidade em cada um dos municípios atendidos, e em contribuição com o desenvolvimento local, interiorização da formação de professores, sobretudo.

“Desde o início a UFPB sempre teve muita responsabilidade em relação aos sistemas de acompanhamento e monitoramento das formações, contando com uma equipe muito bem qualificada de professores tutores, professores formadores, professores conteudistas e a tutoria que é fundamental no processo. Isso fortalece o sistema UAB considerando os requisitos de qualidade que a gente espera para a formação superior”, disse professor Luiz Lira.

A entrega dos equipamentos tecnológicos ocorreu durante a abertura do III Encontro Semestral do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPB. Para a professora Raíssa Paulino, Superintendente de Educação a Distância da UFPB, o encontro, que segue até a sexta-feira (1º), pontua a importância e a expansão da educação a distância, e proporciona a integração, troca de experiência e possibilidade de observar realidades e especificidades dos municípios polo da UAB no Estado.

Opinião similar tem a professora Silvana Maciel, a Pró-reitora de Graduação. Ela acredita que o encontro vai proporcionar uma maior integração entre os que fazem a UAB EAD, e também ressaltou que a UAB é um importante ator da UFPB na ampliação da formação superior e interiorização da educação pública de qualidade.

Para o Coordenador Ismael Ivan Rockenbach a presença dos coordenadores e tutores, bem como da Capes, da Reitoria, da Sead, proporcionam um momento de levantamento de questões cruciais para o avanço do programa, em quantidade e qualidade. Atualmente a UAB/UFPB conta com 1.300 estudantes matriculados e oferta 10 cursos de graduação e 03 especializações. Ao final da abertura do encontro, foi anunciada a intenção de lançamento de novos cursos para o período entre 2024 e 2026.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins