Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza live para apresentar proposta da Creditação da Extensão

UFPB realiza live para apresentar proposta da Creditação da Extensão

publicado: 07/03/2022 18h27, última modificação: 07/03/2022 18h27
Objetivo é a inclusão de atividades de extensão em, no mínimo, 10% da carga horária dos currículos dos cursos de graduação

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-reitoria de Graduação (Proex), realiza, às 15h desta quarta-feira (09), uma live no canal do YouTube da pró-reitoria para apresentar à comunidade acadêmica a minuta de resolução de Creditação da Extensão na UFPB, política nacional para a inclusão de atividades de extensão em, no mínimo, 10% da carga horária dos currículos dos cursos de graduação.

A creditação da extensão vem sendo implantada nas IES brasileiras. A Resolução CNE/CES N0 07/18 estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE 2021-2024).

A minuta de resolução, que será apreciada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) neste mês de março, é resultado de um trabalho que envolveu docentes, discentes e técnicos administrativos, contando com contribuições dos centros de ensino e de órgãos da Universidade. Além disso, também foi realizada, em setembro de 2021, uma consulta pública à comunidade, por meio de um formulário online.

A UFPB é fundada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Com a creditação, a extensão passará a fazer parte das matrizes curriculares dos cursos de graduação. Ou seja, esse processo de creditação consiste, basicamente, na integração das atividades extensionistas dentro dos projetos pedagógicos dos cursos, de modo que a realização de ações de extensão seja parte da formação acadêmica.

Atualmente, estão em vigência 55 ações do Fluxo Contínuo de Extensão - FLUEX 2022 e 656 ações do Programa de Bolsas de Extensão - PROBEX 2021-2022.

A Pró-Reitora de Extensão, Profa. Berla Moraes, destaca que a extensão é fundamental para fazer com que o conhecimento científico produzido na Universidade transite fluidamente na sociedade. O objetivo da creditação da extensão é possibilitar ao aluno uma formação integral, que dialogue com as demandas da sociedade e que fortaleça a qualificação docente na tríade universitária: ensino, pesquisa e extensão.

“A creditação da extensão é justamente isso: você inserir as atividades extensionistas no currículo dos alunos dos cursos de graduação, com atividades de extensão, seja via projetos, programa, cursos, eventos, oficinas, prestações de serviço, de forma que o aluno possa qualificar o seu processo de formação, tendo contato mais próximo com as demandas da sociedade; e a partir do momento em que há uma interação com as demandas da sociedade, os docentes também passam por um processo de qualificação”, pontua a Pró-Reitora.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia