Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza recepção a 11 novos professores substitutos

UFPB realiza recepção a 11 novos professores substitutos

publicado: 09/03/2022 13h09, última modificação: 09/03/2022 17h55
Os docentes atuarão nas cidades de João Pessoa, Areia e Bananeiras

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) acolheu, nesta quarta-feira (09), onze novos professores substitutos que vão atuar no Campus I, em João Pessoa, no Campus II, em Areia, e no Campus III, no município de Bananeiras. A solenidade de recepção aos novos docentes ocorreu no auditório da Reitoria e foi presidida pelo Reitor da Universidade, professor Valdiney Gouveia.

Os novos professores atuarão no Centro de Ciências Jurídicas; Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias; Centro de Ciências Humanas Letras e Artes; Centro de Educação; Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Centro de Ciências Agrárias.

Participaram também a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas (Progep), Profa. Rita de Cássia Pereira, e Fagner Oliveira, coordenador de Processos de Gestão de Pessoas (CPGP). Durante a cerimônia o Reitor, Valdiney Gouveia, realizou a entrega dos contratos e ressaltou a satisfação e importância para a UFPB em recepcionar os novos servidores.

Inicialmente, quero agradecer a cada um de vocês pela escolha pela Universidade Federal da Paraíba, temos a alegria de testemunhar um momento importante na carreira de vocês porque esse acolhimento é uma forma de sinalizar a todos os professores da UFPB que importam muito para a Universidade”, disse o Reitor.

Em seu discurso, o Reitor ainda ressaltou o grande número de pessoas que atuam na Universidade, sendo mais de 3 mil servidores técnicos administrativos, 2700 docentes e mais de 40 mil estudantes. Além disso, falou sobre a importância da característica empreendedora da UFPB que, em parcerias com empresas públicas e privadas, e a partir da multiplicação de empresas juniores e startups, consegue buscar novas fontes de financiamento ao passo que amplia as possibilidades de formação dos estudantes.

Ao finalizar o discurso, o Reitor agradeceu a escolha pela UFPB. “Se essa não for, no futuro, a casa de vocês, lembrem que algum dia ela foi, agradeço a vocês a escolha e quero desejar toda sorte e todo sucesso do mundo, que a cada novo dia vocês amanheçam com muita vontade de contribuir com a Universidade, parabéns a vocês e a seus familiares”, encerrou o Reitor.

A Profa. Amanda Coutinho Cerqueira, que foi aluna do mestrado no Centro de Ciências Jurídicas da UFPB (CCJ), é uma das novas docentes contratadas e atuará no mesmo centro onde estudou. Para ela, a solenidade de acolhimento tem grande importância e faz com que os novos servidores sintam-se mais à vontade, além de representar felicidade e alegria. Ela revelou a expectativa em contribuir com a universidade e a motivação que a fez escolher a UFPB.

A motivação é a perspectiva de, primeiro, ser uma universidade pública, acho que é muito importante a bandeira da educação pública, gratuita e de qualidade no nosso Brasil e, segundo, porque acho que a UFPB, pelo menos no CCJ, tem uma feição interdisciplinar, humanista, pró direitos humanos muito importante para o curso de Direito e para as ciências humanas de uma forma geral”, disse a docente.

Anely Maciel de Melo é outra aluna egressa da UFPB que retorna à Instituição para atuar em sua primeira experiência como docente, no Campus de Bananeiras, onde concluiu a graduação e o mestrado. Ela conta que a vocação para a carreira docente foi descoberta durante a graduação, ao participar de um projeto de extensão no qual atuou em contato com alunos de escolas públicas dos municípios de Bananeiras e Solânea. Essa experiência a fez ir em busca da carreira acadêmica por meio da capacitação no mestrado e no doutorado ainda em andamento.

A docente, que tinha o objetivo de trabalhar na UFPB, visualiza com entusiasmo os desafios da carreira docente. “Primeiro, vamos passar pela quebra de sair do ensino remoto e ir para o presencial, porque muitos alunos nem entraram ainda presencialmente na Instituição. Mas acho que o maior desafio é a relação aluno-professor, pois além de ensino técnico e conteúdo, a gente forma pessoas, então essa relação é a maior dificuldade que tem que ser quebrada e criar uma relação muito dinâmica”, afirmou Anely.

Conheça os novos professores substitutos da UFPB:

Amanda Patrycia Coutinho Cerqueira – Departamento de Ciências Jurídicas (CCJ);

Anely Maciel de melo – Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial (CCHSA);

Débora Gil Pantaleão – Departamento de letras Estrangeiras Modernas (CCHLA);

Dmitri Felix do Nascimento – Departamento de Habilitação Pedagógica (CE);

Iranete de Araújo Meira – Departamento de Habilitação Pedagógica (CE);

Jefferson Higino da Silva – Departamento de Ciências da Informação (CCSA);

Jonas Weverson de Araújo Silva – Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais (CCA);

Rebeca Formiga Figueira – Departamento de Administração (CCSA);

Rennan Kertlly de Medeiros – Departamento de Economia (CCSA);

Vlademir Monteiro dos Santos – Departamento de Relações Internacionais (CCSA); e

Werton José Cabral Rodrigues Filho – Departamento de Finanças e Contabilidade (CCSA)

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins