Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza reunião com secretária de Educação de João Pessoa sobre demandas de terapeutas ocupacionais

publicado: 17/01/2024 18h15, última modificação: 17/01/2024 18h15
Discutiu-se também, no encontro, a importância da formação dos cuidadores que atuam nas escolas

Foto: Aline Lins

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Valdiney Gouveia, recebeu em reunião, nesta quarta-feira (17), a secretária de Educação do município de João Pessoa, professora América Castro, para discutir a possibilidade de inclusão de profissionais de terapia ocupacional na educação, na rede municipal. A demanda partiu do Departamento de Terapia Ocupacional, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB.

O objetivo do encontro, que ocorreu no Gabinete da Reitoria, segundo o Departamento de Terapia Ocupacional, foi realizar um primeiro diálogo sobre a possibilidade de contratação ou concurso público para terapeuta ocupacional.

Nós pedimos a mediação do Reitor para uma reunião com a secretária de Educação. A Paraíba é um Estado com muita demanda, é um dos estados com maior índice de pessoas com deficiência, e temos muito a contribuir não só na área da pessoa com deficiência, mas na formação dos professores, de uma forma geral, e no apoio e no desenvolvimento para o aprendizado das pessoas e permanência na educação infantil e no ensino fundamental”, disse a chefe do Departamento de Terapia Ocupacional, professora Andreza Aparecida Polia, para quem essa demanda é fundamental para fortalecer a participação e integração dos jovens na escola.

Durante a reunião, falou-se, ainda, da importância da formação dos cuidadores que atuam nas escolas em razão da quantidade de crianças com transtorno do espectro autista, atualmente.

Após a reunião, a secretária América ressaltou a relevância da demanda trazida pelo Departamento de Terapia Ocupacional, e informou que vai avaliar a estrutura da rede e solicitar um parecer da área pedagógica da Secretaria, para analisar os encaminhamentos sobre o tema. “Hoje, temos um acompanhamento em parceria com as redes de proteção e com a saúde, mas é importante conversar com a Universidade”, disse a professora América. Na reunião, ela lembrou de outra parceria exitosa entre a UFPB e a Secretaria de Educação de João Pessoa, que é voltada para formação de professores.

O Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, disse que está à disposição para a realização de nova reunião com o órgão municipal, que poderia ser inclusive na própria Secretaria de Educação, para debater e costurar, se possível, essa importante parceria.

Também estiveram presentes a Pró-reitora de Extensão, Berla Moraes, a professora Carolina Couto, coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da UFPB, e Jociano Coelho, técnico em assuntos educacionais da UFPB.

Texto: Aline Lins
Fotos: Aline Lins